Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

Nossos especialistas técnicos

Ajudar a eliminar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição

Apoiamos os países na geração de informações e evidências que sirvam para colocar a luta contra a fome e a desnutrição no topo da agenda pública e política. Prestamos assistência técnica para que o compromisso político se traduza em planos, programas, instituições e leis que disponham de recursos humanos e orçamentários que facilitem a realização do direito à alimentação adequada em cada um dos países da América Latina e Caribe.

Nossa missão é contribuir para a Agenda 2030 em geral e, em particular, para alcançar sistemas alimentares mais sustentáveis e inclusivos, capazes de prover alimentos saudáveis e acessíveis a toda a população, priorizando pessoas tradicionalmente excluídas.

Daniela Godoy Gabler

Diretora de Políticas Sênior

[email protected]

Michael Rahija

Estadista Regional

[email protected]

Luis Lobo

Diretor do Programa Espanha FAO

[email protected]

Reduzir a pobreza rural

Ajudamos a fortalecer os meios de subsistência da população rural em situação de pobreza, dinamizando suas comunidades e territórios, por meio da promoção da agricultura familiar, estratégias de crescimento econômico e inovação, mais e melhor emprego rural, sistemas de proteção social abrangentes e o empoderamento das populações rurais.

Luiz Carlos Beduschi

Diretor de Políticas de Desenvolvimento Territorial

[email protected]

Permitir sistemas agrícolas e alimentares inclusivos e eficientes

Ajudamos a promover sistemas alimentares inclusivos e eficientes que sirvam de apoio à agricultura familiar e pequenos produtores, redução da pobreza e da fome no meio rural, promoção do acesso físico e econômico à alimentação saudável para a população, melhorando as capacidades dos governos para gerar e implementar políticas públicas e estimulando a governança intersetorial e interinstitucional.

João Intini

Diretor de Políticas de Sistemas Alimentares

[email protected]

Tornar a agricultura, a atividade florestal e a pesca mais produtivas e sustentáveis

Promovemos políticas baseadas em evidências para apoiar os setores agrícolas mais produtivos (lavouras, pecuária, silvicultura e pesca), acompanhando os países na transformação, necessária diante das mudanças climáticas, de seus sistemas alimentares por meio da inovação para alcançar sustentabilidade e resiliência.

Amparo Cerrato

Diretora Principal de Sistemas Agrícolas, Terras e Águas

[email protected]

Ana Luisa Posas

Diretora de Agricultura

[email protected]

Andrés González Serrano

Diretor de Saúde e Biodiversidade Animal

[email protected]

José Aguilar Manjarrez

Diretor de Aquicultura

[email protected]

Pieter van Lierop

Diretor Florestal

[email protected]

Aumentar a resiliência dos meios de subsistência diante das ameaças e crises

Ajudamos os países a monitorar o risco e a se preparar para ações precoces para reduzir danos e perdas causados por desastres naturais. Busca-se reduzir a irrigação, aumentando a resiliência de seus sistemas agrícolas e alimentares.

VA em processo seletivo
Gênero

A Política de Igualdade de Gênero da FAO visa alcançar a igualdade entre homens e mulheres na produção agrícola sustentável e no desenvolvimento rural, erradicar a pobreza e a fome, estabelecendo padrões mínimos para a integração da perspectiva de gênero em programas e projetos.

Claudia Brito

Diretora de Políticas, Especialista em Gênero e Sistemas Sociais e Institucionais

[email protected]

Indígenas

Para a FAO, a inclusão social e a redução das desigualdades que afetam desproporcionalmente os povos indígenas e afrodescendentes (PIA) na América Latina e Caribe é fundamental para o trabalho da organização, particularmente no que diz respeito à luta para erradicar a fome e à promoção do desenvolvimento rural com dignidade, conforme o estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS).

A FAO tem uma Política para Povos Indígenas e Tribais (2011) para garantir que todos os esforços necessários sejam feitos para respeitar, incluir e promover as questões relativas ao PIA em seu trabalho geral.

Mauricio Mireles

Diretor de Políticas para Povos Indígenas e Inclusão Social

[email protected]

Cooperação Sul-Sul

Como facilitadora da Cooperação Sul-Sul (CSS), a FAO reúne países que possuem soluções de desenvolvimento com países que também têm interesse em implementá-las. Ao vincular e associar esses atores, a FAO apoia as iniciativas de CSS, facilitando o diálogo entre governos, instituições, sociedade civil e setor privado, fornecendo uma estrutura de cooperação dentro da qual ocorrem os intercâmbios entre países, instituições, cooperativas, agricultores e organizações internacionais, oferecendo supervisão técnica e garantindo que os padrões internacionais sejam cumpridos, trabalhando por meio da ampla presença da FAO em nível de país permitindo o comprometimento, o apoio e o acompanhamento com as autoridades nacionais e outros intervenientes relevantes e mobilizar recursos e aumentar a visibilidade da Cooperação Sul-Sul e Trilateral.

Dina López

Diretora da Cooperação Sul-Sul

[email protected]

Organizações Sociais

A FAO, como agência internacional, trabalha com uma ampla gama de parceiros: unindo forças e trabalhando juntos, a Organização e seus parceiros podem contribuir para a realização dos cinco objetivos estratégicos da FAO.

Dulclair Sternadt

Diretor de Parcerias

[email protected]