FAO no Brasil

Insa e FAO vão trabalhar em conjunto para recuperar áreas degradadas da Caatinga

@FAO, Karla Lucena
26/09/2016

Em reunião ocorrida em Brasília, foram discutidas parcerias estratégicas no Semiárido para as ações de cooperação entre o Insa e a FAO. 

Brasília - O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Salomão Medeiros, reuniu-se na última sexta-feira com o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic.

Na ocasião, foi discutido o início do funcionamento do escritório da FAO no Nordeste, sediado no Insa, em Campina Grande (PB), cujas ações estão previstas em termo de cooperação técnico-científica assinado entre o Instituto e a Organização. Entre outros pontos, foram discutidas parcerias estratégicas no Semiárido a serem articuladas por intermédio dessa cooperação.

Segundo o assistente do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, um dos temas discutidos foi um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas para o Bioma Caatinga, a ser desenvolvido de forma conjunta pelo Insa e a FAO, tendo em vista contribuir para aumentar a resiliência das populações que vivem em áreas suscetíveis à desertificação.

Dentre as ações previstas, a Unidade de Gestão de Projetos da FAO no Nordeste apoiará iniciativas que fortaleçam a agricultura familiar, o combate à desertificação, ações de mitigação e recuperação da degradação da terra, prioritariamente em espaços semiáridos, mitigação dos efeitos da seca, produção de alimentos e combate à fome. 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa) com a colaboração de Karla Lucena