FAO no Brasil

+Algodão: FAO, Brasil e Equador trabalham no fortalecimento do setor algodoeiro

Foto: FAO Equador
31/08/2017

Ao final do projeto, se espera que as instituições públicas e do setor algodoeiro tenham suas capacidades ampliadas e com maior articulação para apoiar o fortalecimento e a organização geral da cadeia de valor do algodão

O Equador inicia o projeto +Algodão, uma iniciativa inovadora da Cooperação Sul-Sul Trilateral, que contribuirá com o desenvolvimento sustentável do setor algodoeiro e com a melhora da qualidade de vida dos agricultores familiares do país. Isso por meio de uma articulação da instucionalidade nacional, do fortalecimento das capacidades e da associatividade.

O projeto será lançado graças a cooperação Sul-Sul do Brasil e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Foi o que disse a ministra da Agricultura e Pecuária do Equador, Vanessa Cordero Ahiman. “Se busca uma semeadura sustentável do algodão que contribua com o fim da pobreza nesse setor, ao aumentar os rendimentos dos produtores que receberão assistência técnica do Brasil e da FAO”. 

Se espera, ao final do projeto, que as instituições públicas e do setor algodoeiro do Equador tenham suas capacidades ampliadas e com maior articulação para apoiar o fortalecimento e a organização geral da cadeia de valor do algodão, além dos sistemas de produção integrais da agricultura familiar. 

Experiência brasileira

O projeto +Algodão faz parte das ações executadas pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO e apoia o combate da pobreza rural por meio de complementação de capacidades técnicas da institucionalidade pública e privada a partir de experiências do Brasil.

A construção do projeto considerou a ampla e reconhecida experiência brasileira no desenvolvimento de tecnologias para a produção do algodão, bem como as experiências de cada um dos países sócios nesta cadeia de políticas para o setor rural, adaptadas aos contextos e realidades locais com foco na melhora das condições de vida dos agricultores familiares. A produção de algodão é uma das atividades agrícolas que mais contribui para a geração de empregos e renda, assim como a segurança alimentar de famílias agricultoras no mundo. Ela se apresenta como uma alternativa para a superação da pobreza rural, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Com informações do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO