FAO no Brasil

Bolívia, Peru e Brasil apostam na integração de áreas protegidas da Amazônia com o setor produtivo sustentável

Foto: IAPA
25/09/2017

Painel sobre oportunidades e desafios no ecoturismo foi apresentado no Diálogo Introspectivo da Paisagem do Sul, em Cobija, na Bolívia

Delegados institucionais dos setores de produção sustentável e projetos de turismo em Bolívia, Brasil e Peru se reuniram nos dias 20 e 21, em Cobija/Bolívia, com o propósito de reforçar uma integração “sem fronteiras” nas áreas protegidas da Amazônia para conservação e o uso sustentável que proporcione o bem-estar das comunidades locais. 

Desenvolver um inventário de ecoturismo e produtos da biodiversidade de paisagens, promover estágios, treinamentos ou trocas entre funcionários para criar redes virtuais que facilitem o intercâmbio de informações, além da vinculação das atividades desenvolvidas por especialistas e dos trabalhos acadêmicos, foram algumas das ações solicitadas pelos participantes. O intuito é incentivar boas relações entre os atores no território e áreas de paisagens protegidas.

Proposto pelo Projeto Regional de Integração de Áreas Protegidas do Bioma da Amazônia (SIP), o evento facilitou várias possibilidades, inclusive os acordos elaborados e firmados pelos representantes de Áreas protegidas durante o “Diálogo Introspectivo da Paisagem Sul” e instituições relacionadas com a Amazônia Produção Sustentável e Turismo.

De acordo com Loudes Ruck, delegado especialista do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Naturais do Peru, um dos principais objetivos do evento foi de que as áreas naturais  protegidas contribuam para a economia de cada país e tragam benefícios reais as pessoas que vivem nele.

Para Tiago Juruá, chefe da Reserva Extrativista Cazumbá – Iracema(BR), um dos desafios do projeto é atravessar os limites que dividem politicamente para aprender mais com a natureza. “Sabemos que não existe essa separação por fronteiras e isso significa aprender a pensar na paisagem como um tudo", enfatizou Juruá.

Também convidada a participar, Claricas Guerra, chefe da Direção Regional de Comércio Assuntos Externos e Turismo de Madre de Dios, ressaltou que ações realistas e viáveis são mais relevantes porque vimos que planos bem elaborados facilitam o desenvolvimento de trabalhos concretos.

“Este Diálogo também destacou a iniciativa de no futuro pensarmos em um corredor turístico que envolva os três países com seus maiores atrativos naturais, como forma de gerar renda e preservar de forma abrangente os recursos das áreas protegidas”, pontuou Claricas.

Com o apoio do projeto IAPA e seus parceiros estratégicos: WWF, UICN, UN Environment e Redpars, os participantes esperam ações facilitadoras para que os resultados futuros reflitam num planejamento territorial melhor e um aproveitamento  sustentável.

Sobre o projeto IAPA

O Projeto Integrando Áreas Protegidas do Bioma Amazônia (IAPA) - A Amazon Vision, é financiado pela União Européia, coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e implementado em conjunto com o WWF, a Convenção Internacional para a Conservação da Natureza - UICN, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Redparks.

Com os 8 países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e o território francês-guianês que compartilha o Bioma Projeto Amazon, o projeto funciona em diferentes componentes, como governança, conservação e gestão efetiva de áreas protegidas, temas importantes para gerar redes e estratégias de proteção ao bioma e minimizar o impacto das mudanças climáticas.

O Paisagem do Sul é composta por áreas protegidas: Reserva Comunitária Parque Nacional Purús e Alto Purús, no Peru; Reserva Extrativista Parque Estadual Cazumbá-Iracema e Chandless, no Brasil e Reserva National Manuripi Wildlife Reserve, na Bolívia.

Por Juliana Velez - Assessora de Comunicação do IAPA