FAO no Brasil

Dia Mundial da Alimentação reúne mais de cem pessoas em Brasília para palestra da chef Rita Lobo

17/10/2018

Brasília - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promoveu, nessa quarta-feira (17/10), o evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (DMA). Com o tema “Nossas ações são o nosso futuro”, a FAO lembrou aos mais de cem convidados presentes - entre diversas autoridades brasileiras e membros da sociedade civil - do compromisso político firmado pelo Brasil para erradicar todas as formas de desnutrição e alcançar a Fome Zero até 2030.

“Pelo terceiro ano seguido, os números da fome no mundo aumentaram. Infelizmente, estamos retornando aos níveis de uma década atrás. Quase 820 milhões de pessoas sofreram fome em 2017, de acordo com o último relatório da FAO sobre o assunto. Os conflitos, os eventos extremos ligados à mudança do clima e a desaceleração econômica são os fatores que estão revertendo os progressos alcançados na luta contra a fome”, disse o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva, em uma video mensagem gravada para o evento.

Para o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, é uma vergonha para a humanidade que ainda exista um número tão grande de pessoas em insegurança alimentar. “Temos uma agenda de muito trabalho e esforços conjuntos para atingir essa grande meta em 2030”, alertou.

O evento contou com uma palestra magna ministrada pela criadora do site Panelinha e apresentadora do programa Cozinha Prática do canal GNT, Rita Lobo, que lembrou que além da fome, a má-nutrição e a obesidade são problemas crescentes que devem ser discutidos com a mesma preocupação. "A alimentação precisa ser um assunto priorizado. Ser pauta dentro da rotina das famílias, que precisam rever o consumo desenfreado dos alimentos ultra-processados. O ato de cozinhar uma comida saudável deve ser estimulado. Não como nos tempos das nossas avós. Dá para se alimentar bem e com praticidade", alertou Rita, que foi homenageada pela instituição e presenteada com uma medalha comemorativa do DMA.

O evento também premiou nove crianças do Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro/DF, que participaram do Concurso de Cartazes da FAO para a Campanha Mundial Fome Zero. Elas ganharam um certificado da organização e uma ecobag repleta de brindes.

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, marca a fundação da FAO no mundo, em 1945. Em seus 73 anos de existência, a FAO busca alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade. Com mais de 194 estados membros, a FAO trabalha em mais de 130 países em todo o mundo em busca da erradicação da fome e da má-nutrição.