FAO no Brasil

FAO completa 40 anos de presença no Brasil

07/11/2019

Em comemoração ao aniversário de 40 anos de presença da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, a Câmara dos Deputados sediou, na última quarta-feira (6), um evento solene no Plenário Ulysses Guimarães que rememorou a atuação da agência no país. Juntos, Brasil e FAO têm trabalhado para erradicar a insegurança alimentar e a má nutrição, e para melhorar as condições de vida no meio rural.

O evento, que também marcou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), reuniu representantes da ONU; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério da Cidadania; da Agência Brasileira de Cooperação; do Ministério das Relações Exteriores; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

“Passados 40 anos da nossa atuação oficial, podemos afirmar com orgulho que a experiência da FAO no Brasil é um dos exemplos mais bem-sucedidos da organização, não só por colaborar com o êxito do país em contornar um cenário grave de insegurança alimentar, mas por contribuir com a expansão de um marco institucional voltado ao combate à fome e à pobreza”, afirmou Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

Uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, marcou as comemorações dos 40 anos de presença da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil. Os participantes exaltaram o apoio histórico da organização ao governo brasileiro na luta contra a fome e no fortalecimento de políticas públicas rumo ao desenvolvimento sustentável.

O evento foi convocado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, e presidido pelo deputado Padre João, coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. Participaram representantes das Nações Unidas; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério da Cidadania; do Ministério das Relações Exteriores; da Agência Brasileira de Cooperação; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

“Passados 40 anos da nossa atuação oficial, podemos afirmar com orgulho que a experiência da FAO no Brasil é um dos exemplos mais bem-sucedidos da organização, não só por colaborar com o êxito do país em contornar um cenário grave de insegurança alimentar, mas por contribuir com a expansão de um marco institucional voltado ao combate à fome e à pobreza”, afirmou Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

Zavala destacou, ainda, o papel da instituição na construção de pontes que permitiram levar as experiências exitosas do Brasil a outros países em desenvolvimento.

Niky Fabiancic, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, destacou a importância do trabalho da FAO para a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “a partir do próximo ano, teremos apenas uma década para diminuir a pobreza e erradicar a fome; para promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável; para ampliar o acesso a oportunidades e eliminar obstáculos ao pleno desenvolvimento de todos os seres humanos; e para desenvolver sistemas sustentáveis de produção e consumo. Para alcançar todos esses objetivos que mencionei, o trabalho desenvolvido pela FAO é crucial”.

40 anos atuando no Brasil

A FAO tem como missão melhorar a produtividade agrícola e a vida das populações rurais, além de elevar os níveis de nutrição e contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da economia mundial.

O Brasil é membro fundador da instituição e, durante os mais de 70 anos de existência da entidade, Brasil e FAO têm trabalhado juntos para erradicar a insegurança alimentar e a má nutrição e para melhorar as condições de vida no meio rural.

Nos 40 anos de presença da FAO no Brasil, o país passou por grandes transformações e por um acentuado fortalecimento do setor agropecuário. Houve também considerável avanço no combate à fome.

A alta produtividade do setor agropecuário brasileiro faz do país o terceiro maior produtor de grãos do mundo. Em 2019, a estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas é de um novo recorde, com mais de duzentos e quarenta milhões de toneladas.

O Brasil produz o suficiente para alimentar toda a sua população e ainda ser um líder em exportações, e a atuação da FAO foi decisiva para que o país alcançasse essa posição. Além do apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário em geral, as Nações Unidas no Brasil destacam as inúmeras intervenções da FAO para o fortalecimento da agricultura familiar no país nos últimos anos.