FAO no Brasil

Diretor-geral da FAO nomeia o astronauta Thomas Pesquet como Embaixador de Boa Vontade

12/04/2021

Astronauta francês irá defender ações contra as mudanças climáticas e a transformação de nossos sistemas agroalimentares

Roma - O astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi nomeado Embaixador de Boa Vontade da Organização nas Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) hoje, Dia Internacional do Voo Espacial Humano.

Pesquet ajudará a FAO a aumentar a conscientização sobre a importância de transformar os sistemas agroalimentares do mundo, tornando-os mais resilientes, inclusivos, eficientes e sustentáveis para superar os desafios que persistem e aumentam a fome e preservar o meio ambiente e a biodiversidade do planeta.

Com a fome aumentando – quase 690 milhões de pessoas passam fome e a COVID-19 poderia empurrar até 132 milhões mais para a fome (estimativas mais recentes), negócios como de costume não são mais uma opção, observou o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, ao conferir o título para Pesquet.

“Precisamos do apoio de cada indivíduo. Precisamos da ciência. E precisamos de ação, acima de tudo”, acrescentou o Diretor-Geral. "Thomas Pesquet nos traz uma perspectiva única, do ponto de vista do espaço."

"Ao longo dos anos, Thomas tem trabalhado em apoio à FAO para ajudar a aumentar a conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas na agricultura; da importância do acesso a alimentos nutritivos; e de como é fundamental para nós gerenciarmos nossos recursos naturais com sabedoria, reduzindo a perda e o desperdício de alimentos. Estou muito feliz que hoje você esteja se comprometendo a trabalhar ainda mais estreitamente conosco, em sua nova capacidade como Embaixador de Boa Vontade da FAO", declarou o Diretor-Geral da FAO.

"Estou muito orgulhoso de aceitar a nomeação como Embaixador de Boa Vontade da FAO. Enquanto me preparo para minha próxima missão, estou me sentindo mais próximo do que nunca do trabalho da FAO. Quero trazer consciência para a luta contra a fome", disse Thomas Pesquet, cuja segunda missão à Estação Espacial Internacional, chamada Alpha, está programada para ser lançada em 22 de abril e durar 6 meses. Pesquet será o primeiro astronauta da ESA a voar em um SpaceX Crew Dragon sendo lançado em um foguete Falcon 9 na Flórida, EUA.

Pesquet disse que seu primeiro voo espacial mudou drasticamente sua percepção sobre os desafios que o mundo estava enfrentando à medida que ele se tornou mais consciente do "paralelo entre nosso planeta natal e nossa nave espacial".

"Afinal, a Terra também é uma nave espacial, voando pelo espaço com recursos limitados. Os problemas são os mesmos – um ambiente hostil com o qual você tem que lidar, recursos limitados que você tem que compartilhar e há uma necessidade de se relacionar com os membros da tripulação e trabalhar juntos para atingir seus objetivos", disse Pesquet. “Também fui testemunha dos efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta e das consequências da ação humana, então tentei documentar tudo isso do espaço e defender mais respeito ao meio ambiente”.

O astronauta francês da ESA defendeu a ação sobre as mudanças climáticas e usou sua experiência de 196 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional em 2016 e 2017 para destacar a necessidade de unidade em nossa "Terra única".

Seu trabalho como Embaixador de Boa Vontade da FAO incluirá a promoção da conscientização dos esforços científicos da FAO para abordar a transformação dos sistemas agroalimentares, desperdício de alimentos, insegurança alimentar e desnutrição, bem como chamar a atenção para como as escolhas alimentares diárias das pessoas têm implicações em seu bem-estar a saúde do planeta.

"Astronautas são nossos melhores embaixadores para falar não apenas sobre a parte da exploração, mas também como os satélites e as aplicações espaciais podem beneficiar o nosso planeta Terra", disse o Diretor-Geral da ESA, Josef Aschbacher. "A ESA apoia a FAO na sua luta pela agricultura sustentável e segurança alimentar ... Muitas variáveis para monitorizar as alterações climáticas apenas são visíveis do espaço e a ESA trabalha para tornar a monitorização do espaço ainda mais precisa e local para garantir que os países possam então aplicar o Acordo de Paris de forma mais eficiente."

A FAO acredita no potencial e na contribuição da ciência e tecnologia espaciais para acabar com a fome e no uso da ciência para melhorar as políticas relacionadas com alimentos e agricultura, envolver os consumidores e defender estilos de vida sustentáveis.

Por exemplo, em colaboração com a ESA, a FAO ajuda os países a usar dados de satélite para orientar suas políticas agrícolas e alimentares.

Thomas Pesquet foi formalmente designado Embaixador de Boa Vontade da FAO durante um evento online que contou também com a participação da Embaixadora da França na FAO, Céline Jurgensen; o Embaixador da Federação Russa na FAO, Victor Vasiliev; e Vice-Chefe da Missão dos Estados Unidos da América, Jodi Breisler.

Sobre o Dia Internacional do Voo Espacial Humano

Em 2011, a ONU declarou o dia 12 de abril como o Dia Internacional do Voo Espacial Humano "para comemorar a cada ano em nível internacional o início da era espacial para a humanidade, reafirmando a importante contribuição da ciência e tecnologia espaciais para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar dos Estados e dos povos, bem como assegurar a realização de suas aspirações de manter o espaço exterior para fins pacíficos." 12 de abril de 1961 foi a data do primeiro voo espacial humano, realizado por Yuri Gagarin, abrindo caminho para a exploração espacial em benefício de toda a humanidade.