FAO no Brasil

Celebridades, inovadores e líderes políticos se reúnem no Fórum Mundial de Alimentação

28/09/2021

Poucos dias após a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, em Nova Iorque (23), o Fórum Mundial da Alimentação (WFF) realizará seu primeiro evento em Roma, entre 1 e 5 de outubro. O evento é organizado pelo Comitê da Juventude da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e reúne lideranças de diversos setores em todo o mundo para mobilizar a ação global com base nos saldos da Cúpula. 

O evento principal de cinco dias tem como objetivo estimular ações de jovens para ajudar a moldar o futuro da alimentação e da agricultura. Os palestrantes incluirão o Papa Francisco, a rainha Letizia da Espanha, o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, e o diretor geral da FAO, QU Dongyu.

O Fórum reúne líderes jovens, como influenciadores, celebridades, líderes empresariais e da sociedade civil. A programação inclui performances do cantor e compositor nigeriano Brymo, do músico alemão Keye Katcher, da modelo e influenciadora vegana Natalie Prabha, da chef e escritora Carla Lalli Music, da poetisa Meera Dasgupta e outros. Participantes do setor privado incluem Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo, Kimbal Musk, cofundador e presidente da Big Green, The Kitchen Restaurant Group e Square Roots, e Frank Giustra, copresidente do International Crisis Group.

O programa do evento pode ser consultado aqui. Cadastre-se para participar e acompanhar o evento aqui

Pelos jovens e para os jovens

Fórum Mundial da Alimentação é liderado por jovens e empoderado pelo Comitê da Juventude da FAO. O objetivo é formar uma rede de parceiros independentes, subsidiando um movimento global para restaurar nossos sistemas agroalimentares. 

Mudanças climáticas, conflitos em curso, desacelerações e recessões são as principais causas do aumento da fome de mais 161 milhões de pessoas para um total de 811 milhões em 2020, que está se intensificando com a pandemia COVID-19. São as gerações mais novas que vão ter de enfrentar esses desafios, mas felizmente elas estão em melhor posição para encontrar as soluções. 

Maximo Torero, economista-chefe da FAO e presidente do Comitê da Juventude da Organização, ressalta que, para resolver o enorme desafio que nossos sistemas agroalimentares enfrentam hoje, precisamos de novas maneiras de pensar e trabalhar juntos.

Fomentando a inovação

O Fórum Mundial da Alimentação procura formas inovadoras de descobrir e ampliar as ideias mais promissoras dos jovens. Também fornece ferramentas e recursos a jovens talentos. O Desafio de Pesquisa Transformadora, por exemplo, fornece mentores a jovens pesquisadores e divulga seus trabalhos para ajudar a traduzir suas ideias em artigos de pesquisa de primeira linha, propostas de financiamento e, até, sugestões de políticas. Já o Prêmio de Inovação Startup conecta empreendedores e líderes nas comunidades de investimento, tecnologia e política. As Masterclasses oferecem aulas, como The Success Mindset, Food Systems and Nutrition Education e Blockchain 101.

O objetivo é ajudar os jovens a desenvolver habilidades essenciais e promover o diálogo entre estudantes, cientistas, empresários, investidores, especialistas da ONU e parlamentares em todo o mundo.

No dia da abertura do evento (1º de outubro), a FAO e o Governo da Suíça anunciarão os vencedores da segunda edição do Prêmio Internacional de Inovação para Sistemas Alimentares Sustentáveis. Pessoas físicas, empresas privadas e instituições foram convidadas a apresentar suas propostas para as seguintes categorias: i) excelência em digitalização e inovação para sistemas alimentares sustentáveis ​​e ii) inovação que capacita especificamente os jovens em sistemas alimentares sustentáveis. Mais de 400 nomeações de 83 países foram enviadas.