FAO no Brasil

Papa Francisco se reúne com Diretor-Geral e renova seu compromisso de apoiar o mandato da FAO

24/01/2022

Roma – O Papa Francisco recebeu no dia 20 de janeiro, no Vaticano, o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, para uma reunião na qual o pontífice o parabenizou pelas conquistas alcançadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em 2021, e reiterou seu apoio aos esforços da FAO para combater a fome em todo o mundo durante este período desafiador.

O Diretor-Geral expressou profundo apreço ao Papa Francisco por sua contínua paixão e apoio ao mandato e às iniciativas da FAO, e disse que é “uma grande honra ser recebido anualmente por Sua Santidade”.

O Diretor-Geral informou ao Papa Francisco que milhões de pessoas foram afetadas pela pandemia e por conflitos em 2021 e que os mais vulneráveis precisam de assistência urgente para transformar seus sistemas agroalimentares e para lidar melhor com choques repentinos, a exemplo da pandemia da COVID-19 e das crises climáticas.

“A comida é um direito humano básico”, disse QU Dongyu, enquanto destacou várias conquistas importantes da FAO que cumprem concretamente com a aspiração orientadora do Papa Francisco de garantir que “todas as pessoas possam viver com dignidade, respeito e amor”. “Suas mensagens são totalmente transmitidas aos mais altos níveis políticos e aos agricultores e agricultoras, bem como à juventude a nível de base”.

Em 2021, a FAO participou e organizou ativamente e com sucesso uma série de eventos significativos, como: a Conferência Ministerial da FAO, a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU e sua Pré-Cúpula, a Cúpula de Líderes do G20 e o Fórum Mundial de Alimentos (WFF), nos quais o Diretor-Geral da FAO pediu repetidamente à comunidade global que transforme os sistemas agroalimentares para serem mais eficientes, mais inclusivos, mais resilientes e mais sustentáveis, principalmente para uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás.

O Papa Francisco reconheceu as muitas conquistas da Organização sob a liderança do Diretor-Geral QU durante os últimos dois anos difíceis. Além disso, o pontífice expressou sua preocupação de que o mundo ainda esteja longe de paz e tranquilidade, devido aos desastres naturais, conflitos regionais e instabilidade política que ocorrem constantemente. Por esse motivo, Francisco enfatizou que as Nações Unidas e suas agências especializadas, como a FAO, têm um papel significativo a desempenhar na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, sendo premiado com a Lâmpada da Paz de São Francisco, é um verdadeiro testemunho dos nobres mandatos das Nações Unidas e de nossa missão coletiva pela humanidade. O Diretor-Geral da FAO participou fisicamente da cerimônia de premiação em Assis, na Itália, em dezembro de 2021, para receber a Lâmpada em nome do Secretário-Geral.

O Pontífice afirmou ainda que a fraternidade e a amizade social são os caminhos para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com a contribuição de todos: pessoas e instituições. O Papa Francisco apresentou seu livro pessoal “Fratelli Tutti” (Todos Irmãos na tradução livre ao português) ao Diretor-Geral e reiterou seu compromisso inabalável de apoiar a FAO nos próximos anos. QU Dongyu entregou ao pontífice uma caligrafia chinesa própria para homenagear o Santo Padre, observando sua contribuição e amor pela humanidade (人性之光,普天大爱).

Durante a reunião, o Diretor-Geral convidou o Papa Francisco para discursar no Fórum Mundial da Alimentação de 2022 na sede da FAO. O Pontífice aceitou o convite.

A FAO também está desempenhando um papel vital no uso ético da Inteligência Artificial (IA) e defendendo a Roma Call for AI Ethics (Chamado de Roma por Ética na IA, em tradução livre para o português) endossada pelo Papa Francisco e co-assinada pela FAO, IBM e Microsoft.