FAO no Brasil

Equador recebeu missão preparatória para a celebração da Conferência Regional da FAO em Quito

Foto | ©️FAO/Pamela Rosero
28/02/2022

A Conferência Regional será realizada de 28 de março a 1º de abril, em Quito. É a reunião mais importante da FAO na região e define suas prioridades regionais.

As autoridades do governo equatoriano realizaram várias sessões de trabalho com uma delegação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que visitou o país para preparar a 37ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, que acontecerá em Quito, de 28 de março a 1º de abril.

O Equador sedia novamente a Conferência Regional da FAO após 73 anos: a Conferência é o órgão máximo da FAO na região e os países membros estabelecem as prioridades da Organização para os próximos dois anos, analisam seus resultados e os principais desafios da segurança alimentar e nutricional.

O secretário adjunto da Conferência, Jorge Meza, conversou com o Ministro da Agricultura e Pecuária do Equador, Pedro José Álava, que na qualidade de anfitrião apresentou os passos preparatórios nacionais para receber seus homólogos dos 33 Estados membros da FAO e seus delegações na cidade de Quito.

Segundo Meza, a Conferência Regional será uma oportunidade para adaptar o Quadro Estratégico da FAO às condições e necessidades da região, para conseguir uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás. 

O Ministro Álava enfatizou o compromisso do país de trabalhar em conjunto para criar mecanismos de governança que reforcem as capacidades da região e promovam sistemas alimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis ​​e tornem a região uma referência para o mundo.

A missão participou da reunião do Comitê Interinstitucional formado por autoridades do Ministério das Relações Exteriores e Mobilidade Humana e do Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador, na qual foram revisados os papéis do governo anfitrião vinculados a medidas protocolares e de segurança que o país oferecerá às delegações internacionais entre os dias 28 e 1º de abril de 2022, data da realização desta Conferência.

Outras reuniões foram realizadas com técnicos do governo sobre ações de comunicação, promoção e revisão de diretrizes nacionais e internacionais sobre a aplicação de protocolos de biossegurança diante da pandemia de COVID-19, que garantem a participação segura de convidados nacionais e internacionais.

A missão foi concluída com uma sessão informativa com o corpo diplomático dos países membros da FAO e observadores credenciados junto ao Governo do Equador, que tomaram conhecimento de forma geral do calendário provisório da Conferência e do processo de credenciamento e confirmação dos chefes de delegação e suas delegações que participarão desta reunião internacional.

37ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe

A Conferência Regional da FAO constitui o principal órgão de governança da Organização e reúne os ministros da Agricultura e funcionários de alto nível dos 33 países membros da FAO na América Latina e no Caribe, e representantes de alto nível da sociedade civil, academia, setor privado e outros membros do sistema das Nações Unidas.

A primeira Conferência da FAO foi realizada no Equador em 1949 e desde então os países se reúnem a cada dois anos para orientar a cooperação técnica da FAO com base em suas necessidades e prioridades, o que permitirá uma resposta conjunta em torno da transformação dos sistemas agroalimentares.

Em 2022, a Conferência representará novamente uma oportunidade para as delegações de cada país analisarem e apresentarem recomendações sobre a resposta da região ao impacto da pandemia de COVID-19, suas consequências socioeconômicas e as oportunidades de recuperação dos desafios da fome e pobreza.