FAO no Brasil

FAO e CGIAR trabalham para promover ciência e inovação nos sistemas agroalimentares da América Latina e do Caribe

©FAO/Max Valencia
18/07/2022

O Representante Regional da FAO e o Diretor Regional do CGIAR para a América Latina e o Caribe se reuniram em Santiago, no Chile.

Santiago, Chile - Para promover a ciência e a inovação nos sistemas agroalimentares da América Latina e do Caribe e promover sua transformação sustentável, a FAO e o CGIAR buscarão unir forças. 

O Representante Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Julio Berdegué, reuniu-se com o Diretor Regional para a América Latina e o Caribe da maior rede mundial de inovação agrícola CGIAR, Joaquín Lozano, para discutir maneiras pelas quais a FAO e o CGIAR podem fortalecer sua colaboração.

“A ciência e a inovação são fundamentais para melhorar os sistemas agroalimentares. Sem eles não há transformação dos sistemas agroalimentares. Na última Conferência Regional da FAO, assumi um compromisso em nome da FAO, que nesta região cada projeto seja um motor de inovação”, disse Berdegué.

Lozano lembrou que há mais de 50 anos o CGIAR é líder mundial em ciência agrícola e inovação para o desenvolvimento: “Os centros do CGIAR em todo o mundo beneficiaram, por meio de pesquisas e resultados científicos, centenas de milhões de pessoas pobres”.

As duas organizações discutiram formas de trabalhar juntas na América Latina e no Caribe para incorporar ciência e inovação e implementar soluções sistêmicas e específicas para alcançar sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, para uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.

Ambas as partes também indicaram seu interesse em manter uma comunicação próxima e buscar ativamente oportunidades de engajamento entre cientistas e inovadores dos centros do CGIAR que trabalham na região e as equipes técnicas da FAO em nível regional e nacional.

Isso pode ser alcançado estabelecendo um mecanismo de diálogo onde as equipes técnicas possam compartilhar suas experiências para acelerar a integração da ciência e inovação em programas e projetos de campo.

Além disso, ambas as organizações concordaram com a alta prioridade que atribuem à facilitação do acesso a resultados científicos e inovações relevantes para o Corredor-Seco Centro-Americano e a região Andina.

A ampla presença e compromisso da FAO nos níveis sub-regional e nacional com o atual portfólio de iniciativas que o CGIAR está lançando, podem fornecer um apoio fundamental para que a América Latina e o Caribe superem os desafios que enfrenta.

“A nova estrutura estratégica da FAO reconhece a ciência, a inovação e os dados como três dos quatro aceleradores para maximizar nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trabalhando com o CGIAR, podemos avançar para alcançar um maior impacto”, acrescentou Berdegué.

"Através da nova visão do CGIAR da ONU, pretendemos trabalhar com os principais parceiros nos níveis global, regional e local para avançar e aprofundar o papel da ciência em tornar os sistemas agroalimentares mais eficientes, sustentáveis e responsivos às necessidades humanas. A FAO é um parceiro fundamental neste esforço e espero aprimorar nossa valiosa colaboração na América Latina e no Caribe”, disse Lozano. 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) relacionados:

  • ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação