FAO no Brasil

FAO pede aos países da região que trabalhem em conjunto para acelerar o cumprimento da Agenda 2030 de segurança alimentar

©FAO/Max Valencia
27/04/2023

A Organização reiterou seu compromisso de prestar apoio técnico aos países da América Latina e do Caribe no combate à fome e à pobreza na região de forma multilateral e multissetorial.

Santiago do Chile – No âmbito das atividades da Sexta Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou a necessidade de acelerar o cumprimento da Agenda 2030 sobre segurança alimentar e nutrição na região.

A convocação foi feita pelo Vice-Diretor e Representante Regional da FAO na região, Mario Lubetkin, durante a “Reunião Regional Preparatória para o Momento de Balanço dos Sistemas Alimentares 2023”.

A reunião foi organizada pelo Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares das Nações Unidas e pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Sistemas Alimentares para a América Latina e o Caribe, formado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (WFP), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA); a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A reunião aconteceu no escritório regional da FAO para a América Latina e o Caribe e contou com a presença de representantes de governos, academia, setor privado e sociedade civil. Com a presença de Mario Lubetkin, Vice-Diretor e Representante Regional da FAO, Lola Castro, Diretora Regional do WFP, Jeannette Sánchez, Diretora da Divisão de Recursos Naturais da CEPAL, Mary Lou Valdez, Diretora Adjunta da OPAS, Rossana Polastri, Diretora Regional do FIDA, Stefanos Fotiu, Diretor do Centro de Coordenação dos Sistemas Alimentares e vários Coordenadores Residentes.

“Com muita responsabilidade, temos ouvido e acolhido as demandas dos governos para que tratem a questão da segurança alimentar e nutricional como eixo central em suas agendas de desenvolvimento. Uma região tão diversa com diferentes contextos e realidades precisa trabalhar em coordenação com alianças sólidas e multissetoriais para transformar os sistemas agroalimentares para que sejam mais eficientes, resilientes, inclusivos e sustentáveis”, disse Lubetkin no encontro.

As conclusões emanadas desta reunião regional servirão de insumos para a discussão que acontece em julho deste ano na sede da FAO em Roma, onde será realizado o primeiro Momento de Balanço dos Sistemas Alimentares 2023, em seguimento à Cúpula dos Sistemas Alimentares 2021, convocada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres.

Como parte das atividades do Fórum dos países sobre Desenvolvimento Sustentável, o Representante Regional também participou do Painel sobre o cumprimento do ODS 6: Água Limpa e Saneamento, realizado na sede da CEPAL. No encontro, Lubetkin garantiu que “a água é um dos recursos mais valiosos do mundo e é crucial para a agricultura. Mais de 95% dos alimentos são produzidos em terra, por meio do uso do solo e da água. Em uma afirmação podemos dizer que água é comida, e comida é água”.

Em relação à região, Lubetkin destacou que a água tem sido um dos recursos mais afetados pelas mudanças climáticas, principalmente devido ao aumento da frequência e intensidade das secas e inundações em muitos países, sendo que aproximadamente 3/4 dos desastres naturais estão relacionados à água; e garantiu que a organização continuará a trabalhar para melhorar as capacidades de gestão da informação e apoiar no desenvolvimento das políticas necessárias que contribuam para uma gestão eficaz, eficiente e coerente dos recursos hídricos em benefício das pessoas e do planeta.

Os resultados do trabalho desta semana dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) evidenciaram uma importante disposição dos países da América Latina e do Caribe de acelerar as ações para o cumprimento da Agenda 2030, quando na metade do período apenas um quarto das metas foram atingidas ou espera-se que sejam alcançadas.

A FAO apoia os países da região a avançar nesta agenda por meio da transformação dos sistemas agroalimentares, da mudança para padrões de produção e consumo mais sustentáveis ​​e diversificados, da melhoria da governança participativa e inclusiva e do fortalecimento da vontade política sob a premissa de alimentar melhor mais pessoas e cuidar do planeta.

Fórum da Juventude

A sede do escritório regional da FAO também foi palco do Fórum de Meninas, Meninos, Adolescentes e Jovens da América Latina e Caribe 2030 – Edição 2023, onde foi feita uma convocação para garantir sua participação em todas as etapas de implementação da Agenda 2030 e valorizar suas contribuições para alcançar o desenvolvimento sustentável da região, sem deixar ninguém para trás.

No evento, foi dada especial ênfase à necessidade de promover o papel da juventude rural no desenvolvimento dos meios de subsistência das suas comunidades, em particular daquelas que fazem parte dos sistemas agroalimentares, destacando-se que a ênfase da organização está atualmente em promover o emprego juvenil decente e o acesso à tecnologia e ferramentas digitais.

Além disso, o encontro foi o prelúdio do Fórum Regional para o Desenvolvimento Sustentável, realizado na sede da CEPAL, e no qual foi destacada a importância de agregar todos os atores para poder fortalecer os programas de desenvolvimento dos jovens como protagonistas do presente e do futuro.