FAO no Brasil

FAO celebra a diversidade dos Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM)

24/05/2023

Brasil e outros 11 países são homenageados por sistemas agrícolas tradicionais em eventos de alto nível. 

Os sítios SIPAM se estendem por todo o planeta e abrangem diversas localidades, desde sistemas de cultivo em terraços de pedra até oásis no deserto, ou comunidades indígenas nas profundezas da floresta tropical e nas altas montanhas, além de áreas repletas de culturas tradicionais de videiras, frutas e azeitonas.

Roma - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou uma série de eventos para celebrar a diversidade de práticas tradicionais que fortalecem os laços entre pessoas e meio ambiente. As homenagens tiveram início do dia 22 de maio, quando ocorreu a cerimônia de entrega de certificados aos 24 Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) – em inglês Globally Important Agricultural Heritage Systems, GIAHS. O evento foi acompanhado de uma exposição e uma série de experiências imersivas em reconhecimento ao papel fundamental dos sítios na preservação da biodiversidade e no cultivo de práticas tradicionais de transformação sustentável de sistemas agroalimentares. 

Na ocasião, o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, entregou os certificados de reconhecimento aos representantes dos sistemas localizados nos seguintes países: Brasil (1), China (4), Equador (2), Irã (2), Itália (2), Japão (2), Coreia (2), México (1), Marrocos (2), Espanha (3), Tailândia (1) e Tunísia (2). Eles foram os mais recentes locais do SIPAM a serem reconhecidos pela FAO desde a última cerimônia de premiação, realizada em 2018.

Dirigindo-se às comunidades que vivem e trabalham nesses locais, o Diretor-Geral deu as boas-vindas e destacou a importância da cerimônia ocorrer no Dia Internacional da Biodiversidade. Para QU Dongyu, os sítios SIPAM funcionam como "reservatórios da biodiversidade” e oferecem uma oportunidade de “ampliar a compreensão e a conscientização quanto às questões ambientais, bem como de celebrar as comunidades locais que são as guardiãs da biodiversidade".

"Com o reconhecimento, vem mais trabalho e responsabilidade. Agora, continuaremos a trabalhar juntos para alcançar o desenvolvimento rural sustentável, implementando novas ações, desenvolvendo projetos e programas conjuntos e aprendendo uns com os outros”, disse.

Além da cerimônia de entrega dos certificados, as celebrações seguiram até o dia 23 e contaram com uma exposição apresentando todos os recém-premiados locais do SIPAM. Além disso, foram realizados um evento de degustação de alimentos e produtos agrícolas destes sítios e uma experiência multimídia imersiva.

Brasil reconhecido  

Os Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) são comunidades que baseiam seus meios de subsistência e sua segurança alimentar na estreita relação com o meio ambiente. Por meio do programa GIAHS, que comemorou seu 20º aniversário em 2022, a FAO designou mais de 70 locais em 24 países. 

Em 2020, o Brasil celebrou seu primeiro reconhecimento pelo programa. Conhecido como “Apanhadores de Flores Sempre-vivas”, o sistema está localizado na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Os agricultores familiares e as comunidades tradicionais do local contribuem para a conservação da flora e da paisagem da região ao dar continuidade aos conhecimentos ancestrais que promovem a manutenção e o uso sustentável dos recursos naturais.