FAO no Brasil

FAO lança apelo a boas práticas para a gestão sustentável do solo e da água

©FAO
29/05/2023

A chamada para boas práticas para a gestão sustentável do solo e da água nvisa promover a adoção de práticas que garantam sistemas produtivos saudáveis ​​e seguros. Está aberto a pessoas físicas, organizações públicas e privadas.

Santiago do Chile – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Aliança para a Soberania Alimentar na África, a Aliança para o Solo na América Latina e no Caribe, a Associação Argentina de Produtores em Plantio Direto, a Catholic Relief Services e o Projeto +Algodão do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO convocam para a Chamada de Boas Práticas.

No âmbito do Dia Mundial do Solo, cujo tema principal para este ano de 2023 é destacar a importância da relação entre os solos e a água e vice-versa, esta Chamada visa identificar e reconhecer boas práticas, inovações e tecnologias que possam ser replicadas, adaptadas e dimensionadas na América Latina, Caribe e África para alcançar o manejo sustentável de solos e água em sistemas florestais, agrícolas e alimentares.

A adoção de boas práticas é essencial para alcançar sistemas produtivos sustentáveis ​​e garantir um sistema alimentar saudável. A gestão sustentável dos solos e da água contribui tanto para a segurança alimentar como para a promoção de ecossistemas e modos de vida saudáveis ​​das famílias e comunidades camponesas.

Esta Chamada está aberta a todas as pessoas interessadas, sejam particulares, agricultores, formadores, extensionistas, técnicos, profissionais e outros atores relacionados com o mundo rural. Os participantes podem pertencer a órgãos públicos, centros de pesquisa, organizações internacionais, multilaterais e de cooperação, organizações não governamentais e da sociedade civil, comunidades e organizações de produtores, bem como corporações e empresas privadas. Tanto as candidaturas individuais como as representadas por instituições serão aceitas.

Os interessados ​​podem enviar suas candidaturas de 18 de maio a 8 de junho às 23h (horário de Santiago do Chile). Nesse período, as consultas sobre a convocação também poderão ser feitas até 1º de junho. O processo de avaliação acontecerá de 9 de junho a 9 de julho, e os resultados serão divulgados a partir da segunda quinzena de julho.

Esta Chamada visa fortalecer práticas sustentáveis ​​de saúde do solo e da água, incentivar a cocriação, intercâmbio e disseminação de inovações locais e promover capacidades para melhorar a saúde do solo e a gestão da água, bem como a autonomia dos agricultores e agricultoras.

Sobre o processo de candidatura

Antes de aplicar, revise as bases e seus anexos.

Todas as inscrições devem ser feitas apenas em espanhol, inglês, português ou francês.

Existem duas formas de aplicar:

  1. Candidatura online: através de formulário disponível aqui.
  2. Candidatura por e-mail: através do envio do formulário disponível aqui, que deverá ser endereçado para o emai: [email protected].

Mais informações sobre a Chamada aqui.