FAO no Brasil

Mulheres rurais latino-americanas de oito países participarão da "Marcha das Margaridas" no Brasil

09/08/2023

No âmbito da Cooperação Internacional Brasil-FAO, será apoiada a participação neste evento que reunirá mais de 100 mil mulheres rurais do Brasil e convidadas de outros países da região.

O projeto de cooperação Sul-Sul trilateral Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, apoiará a participação de mulheres rurais de cinco países latino-americanos nas atividades da 7ª edição da “Marcha das Margaridas”, nos dias 15 e 16 de agosto, na cidade de Brasília, Brasil. No âmbito do projeto, participarão mulheres rurais do Brasil, Colômbia, El Salvador, Honduras e México. Esse projeto de cooperação é executado em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). 

Outra iniciativa da Cooperação Internacional Brasil-FAO, o projeto +Algodão, se une nesta atividade com a participação de mulheres da Argentina, Equador e Paraguai, totalizando a participação de oito países participantes com o apoio dos dois projetos. 

A “Marcha das Margaridas”, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (CONTAG), é uma ampla ação estratégica de mulheres do campo, das florestas e das águas, sendo considerada a maior ação política de mulheres da América Latina em que as mulheres rurais desempenham um papel de liderança. 

A participação dos países no âmbito da cooperação visa apoiar os processos de fortalecimento de capacidades para o empoderamento das mulheres, por meio da troca de experiências, reforçando a importância dessa agenda não só no Brasil, mas também em outros países. 

Troca de experiências entre países

Nos dias 14 de agosto, à tarde, e 15 de agosto, pela manhã, as mulheres rurais latino-americanas participarão da "Oficina Internacional: Práticas e instrumentos de políticas públicas para mulheres na agricultura familiar", no âmbito do projeto Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025. No primeiro dia, as mulheres terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, boas práticas e desafios. 

O segundo dia será aberto pelo representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala; a responsável pela cooperação Sul-Sul com organismos internacionais da ABC/MRE, Cecilia Malaguti; a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Patrícia Vasconcelos, e o coordenador do projeto Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025, Ronaldo Ferraz. Os painéis temáticos contarão com apresentações sobre políticas públicas brasileiras como assistência técnica e extensão rural e crédito rural para mulheres, entre outras. 

Na tarde do dia 15 de agosto, as mulheres vão participar na exposição Saberes e Sabores, atividade que decorrerá no âmbito da programação da marcha, onde terão oportunidade de apresentar os seus produtos como artesanato, bijuteria, amendoim, café, aguardente (tequila), entre outros. 

No dia 16 de agosto, no início da manhã, as mulheres latino-americanas se juntarão às mais de 100 mil mulheres do campo brasileiras na marcha, pelas ruas da área central da capital do Brasil. 

Projetos

O projeto Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025 tem como objetivo contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a Superação da Pobreza da população mais vulnerável dos países parceiros, favorecendo o restabelecimento de condições de resiliência frente a desastres ou ameaças a seus alimentos e a segurança nutricional. O projeto +Algodão, executado em conjunto pela FAO e ABC/MRE, busca garantir a sustentabilidade da produção algodoeira nos países parceiros por meio da cooperação técnica para fortalecer as capacidades institucionais nesses países e a inclusão socioprodutiva das agricultoras e agricultores algodoeiros.