FAO e ALADI lançam passo a passo para exportação para PMEs agroalimentares
O guia conta com conceitos e dados práticos para pequenos e médios produtores rurais que desejam iniciar atividades de comércio exterior
Santiago do Chile – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), apresentou o “Guia de Exportação para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Rurais, Cooperativas e Associações de Agricultura Familiar”, um manual prático voltado para introduzir pequenos e médios produtores do setor agroalimentar ao comércio exterior.
O Guia inclui informações teóricas e dados concretos, servindo como uma ferramenta que impulsiona um comércio mais inclusivo. Dividido em três capítulos, define termos essenciais (como códigos tarifários, tarifas e normas regulatórias), aborda estratégias de comercialização internacional e prospecção de mercados, além de apresentar recursos úteis, como inteligência comercial, atividades de promoção externa e capacitações que apoiam o processo de internacionalização de produtos agrícolas.
Além disso, ele complementa o programa de capacitação da FAO nessa área, oferecendo suporte e empoderamento aos empreendedores agroalimentares, facilitando sua integração aos mercados internacionais e ampliando as possibilidades de crescimento em um ambiente competitivo.
Baixe o Guia de Exportação: https://doi.org/10.4060/cd3636es
Lançamento
Durante o evento de lançamento, realizado na sede da FAO, em Santiago, no Chile, foi destacado que, apesar das oportunidades existentes no comércio internacional, a exportação continua sendo um desafio para PMEs rurais, cooperativas e organizações de agricultura familiar.
O Oficial de Assuntos Políticos da FAO, Pablo Rabczuk, ressaltou que o documento busca ampliar o acesso de produtores da agricultura familiar aos mercados internacionais, no contexto do Ano Internacional das Cooperativas e da Década da Agricultura Familiar.
“Concluímos neste ano a décima Rodada Virtual de Negócios, que nos últimos anos contou com a participação de mais de 5.000 empresas, sendo cerca de 25% cooperativas de agricultura familiar. Por isso, acredito que esta guia será uma ferramenta bastante útil e complementar para esses grupos. Continuaremos trabalhando em benefício da agricultura familiar, das cooperativas e das PMEs rurais”, afirmou Rabczuk.
Por sua vez, o Subsecretário de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico (PMDER) da ALADI, Benjamín Blanco, enfatizou: “É fundamental redobrar nossos esforços para construir um futuro mais inclusivo e sustentável, enxergando a integração regional não apenas como um objetivo, mas como um meio de melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades. Esta guia oferece as informações necessárias para promover o comércio, especialmente o intrarregional”.