FAO no Brasil

FAO participa de encontro de pesquisadores em segurança alimentar e nutricional

@FAO, Karla Lucena
05/10/2016

Evento pretende discutir formação de Rede Nacional de Pesquisadores para fortalecer base científica na área de SAN

Brasília – Durante três dias pesquisadores do Brasil e do mundo na área de segurança alimentar e nutricional vão debater e trocar experiências sobre o direito humano a alimentação adequada e a soberania e segurança alimentar. Os diálogos acontecem no âmbito do II Encontro Nacional de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (II ENPSAN), realizado na sede da Fiocruz em Brasília. 

O assistente do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca participou da mesa de abertura e disse que o Brasil avançou de forma bastante significativa nos últimos anos em temas relacionados a garantia da segurança alimentar. Ressaltou também que as boas práticas brasileiras compõem um leque singular de experiências exitosas e que merecem ser difundidas.

“As boas iniciativas brasileiras tem se tornado cada vez mais exemplo para outros países. A FAO tem atuado como um fio condutor para levar essas experiências para países da América Latina, Caribe e África e já temos resultados positivos na implementação de projetos a partir do modelo brasileiro. O Brasil está na vanguarda e assim deve continuar”, afirmou Gustavo Chianca.

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco falou da importância de estudos acadêmicos para fortalecer a segurança alimentar no Brasil. “Para nós é fundamental o reconhecimento dos pesquisadores engajados para construir uma ciência cidadã”, disse a presidente do Consea.

O II Encontro Nacional de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional está divido em grupos temáticos que vão abordar temas ligados ao direito humano à alimentação adequada; produção sustentável e processamento de alimentos; abastecimento e consumo alimentar saudável; efeitos da insegurança alimentar e nutricional; comida e cultura: os múltiplos olhares sobre a alimentação; a construção da pesquisa em SAN: avaliações, métodos e indicadores.