FAO no Brasil

FAO participa de celebrações dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

24/05/2017

Brasília - O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic participa nesta quinta-feira (25/05) da celebração em comemoração aos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A Agência foi criada para coordenar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, no âmbito da política externa brasileira. Integrada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ABC trabalha no fortalecimento da cooperação do Brasil para o exterior e na coordenação da cooperação técnica do exterior para o país.

Desde o início das atividades da ABC a FAO estabeleceu estreita relação com a agência para o apoio dos projetos desenvolvidos pela Organização no Brasil. “O país ganhou muito com a criação da ABC no âmbito da cooperação externa. Hoje o Brasil é um exemplo de boas práticas em diversas áreas que merecem ser conhecidas e difundidas. Para a FAO, os projetos relacionados com a Cooperação Sul-Sul e que hoje contam com a parceria entre a ABC e FAO são exemplos importantes de fortalecimento das relações e também da busca pela garantia da segurança alimentar e luta contra a pobreza”, ressaltou Alan Bojanic.

Na programação de atividades da celebração o representante fará parte de uma mesa de debates com o tema Cooperação Sul-Sul e proposta de ampliação de atuação conjunta em benefício de terceiros países na perspectiva de Organismos Internacionais. Além do representante da FAO participam integrantes de outras agências das Nações Unidas, entre elas, PMA, PNUD e UNESCO.

Saiba mais

No Brasil, as primeiras ações de cooperação recebidas do exterior contribuíram para a capacitação de inúmeras instituições brasileiras, elevando as bases de conhecimento e capacidades técnicas a ponto de se tornarem entidades de excelência em seu campo de atuação.

Nas últimas três décadas, a cooperação em benefício do Brasil, por meio das cerca de 4.000 atividades executadas, mobilizou aproximadamente US$ 6 bilhões de recursos nacionais e US$ 1.5 bilhão de recursos estrangeiros. Atualmente, as iniciativas priorizam a agenda do desenvolvimento sustentável e social, promoção de direitos e modernização da gestão pública.

Até o momento foram realizados mais de três mil projetos de cooperação do Brasil para o exterior, por meio de parcerias com outros países e com organismos internacionais, em 108 países da África, América Latina, Ásia e Oceania.

No total, ao longo destes 30 anos, a ABC desenvolveu as suas atividades de cooperação por meio de parcerias estabelecidas com 147 instituições brasileiras, 29 organismos internacionais e 30 agências de cooperação de países desenvolvidos e em desenvolvimento com os quais o Brasil mantem cooperação, além das cooperações bilaterais com os países, que computam 124 nações.

Texto com informações da assessoria da ABC