FAO no Brasil

#Mulheresrurais: elas como agentes de transformação

28/08/2017

Claudia Brito, oficial de Gênero da FAO para a América Latina e Caribe, fala sobre a importância do trabalho e da figura da mulher rural como agente de transformação

Você sabia que mais de 14 milhões de mulheres que estão no campo são as protagonistas da agricultura familiar no Brasil? Elas ocupam as lavouras, as comunidades quilombolas e indígenas, as reservas extrativistas. As mãos femininas são responsáveis por plantar e colher 45% da produção rural. Além disso, de acordo com dados do Censo Agropecuário de 2006, mais de 12% dos estabelecimentos rurais têm as mulheres como responsáveis, assim como 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar.

Mas, apesar do protagonismo feminino no desenvolvimento rural, elas ainda sofrem com o preconceito, com a desigualdade de gênero e com tantos outros problemas que herdam durante a vida.

E foi para falar sobre a importância do trabalho e da figura da mulher rural como agente de transformação, que a oficial de Gênero da FAO para a América Latina e Caribe, Claudia Brito, conversou com a equipe da Sead Entrevista.

Claudia afirma que é preciso desmistificar alguns elementos colocados sobre a mulher rural na América Latina e Caribe e ter uma compreensão mais ampla do que são as mulheres e toda a diversidade que elas carregam. “Elas não somente produzem no setor agrícola, mas também estão envolvidas no setor da pecuária, da pesca, no social. Todos esses elementos são retomados pela campanha que traz à luz desmistificando alguns dos imaginários sociais que persistem em muitos de nossos países sobre a participação da mulher no nível produtivo de desenvolvimento rural”.

Leia a entrevista completa “A mulher rural como agente de transformação”

A ação faz parte da campanha #MulheresRurais que busca o reconhecimento do papel feminino para o desenvolvimento rural. Dar visibilidade para a atual situação das mulheres que vivem no campo, assim como seus direitos e potencialidades estão entre os principais objetivos da campanha.

Saiba mais sobre a Campanha #MulheresRurais

Com informações da Sead