FAO no Brasil

Save Food Brasil fomenta discussão sobre os desafios na redução das perdas e desperdícios de alimentos no Brasil

Foto: Save Food Brasil
03/10/2017

São Paulo – A Save Food Brasil, iniciativa que busca formar uma rede de atores atuantes no combate a perdas e desperdícios de alimentos (PDA) com o apoio da FAO, realizou um evento para informar, promover interações e discutir os principais desafios que o Brasil enfrenta nesse tema.

O evento chegou à sua capacidade máxima de convidados e ao todo estavam presentes 40 entidades (entre empresas privadas e públicas, FAO/ONU, instituições e associações de classe, ONGs, universidades e governo) representadas por 57 participantes.

Estiveram em destaque a criticidade do tema, os impactos socioambientais e econômicos, a relação com segurança alimentar, e a relevância da mensuração como um passo importante para a identificação de pontos críticos a serem corrigidos.

Também foi ressaltado que a redução de PDA não é de responsabilidade exclusivamente governamental e deve envolver toda a sociedade civil, os centros de pesquisa e a iniciativa privada.

Foram realizados 3 painéis abordando “Mensuração”, “Legislação, Doação e Bancos de Alimentos”, e “Tecnologia e Inovações”.

No tema “Mensuração”, foi lançada a versão em português do Padrão para Contabilizar e Relatar a Perda e o Desperdício de Alimentos (Padrão PDA) desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI). O Padrão PDA fornece requisitos e orientações para quantificar e relatar o que se perde e se desperdiça na cadeia de fornecimento de alimentos.

Antes do encerramento, uma mesa de discussão debateu sobre políticas públicas, responsabilidade empresarial e formas de identificar e atuar na redução de perdas e desperdícios de alimentos. Nesse momento, os participantes puderam trazer suas contribuições sobre como o tema pode ser disseminado no país.

Sobre a Save Food Brasil

Segundo dados da FAO (agência da ONU para agricultura e alimentação), cerca de 1/3 de todo o alimento produzido mundialmente é desperdiçado. Essa quantidade seria suficiente para alimentar todas as pessoas que passam fome no mundo.

A magnitude e complexidade desse problema requerem colaboração de todos os atores envolvidos. Desse modo, com apoio institucional da FAO, foi criada a Save Food, uma iniciativa global para a redução das perdas e desperdícios de alimentos, baseada no conceito de parceria e colaboração entre os diversos elos dessa cadeia.

Como parte integrante da Save Food nasceu a Save Food Brasil, que fomenta sinergia, cooperação e comunicação entre empresas, instituições e sociedade civil para fortalecer ações relacionadas a redução e prevenção das perdas e desperdícios de alimentos no Brasil.

Saiba mais sobre a Save Food Brasil em: www.savefoodbrasil.org

Com informações da Save Food Brasil