FAO no Brasil

Produção e comercialização são temas de oficina técnica na região fronteiriça Bolívia-Brasil

Foto: Thays Puzzi/FAO
01/11/2017

Promovido pela Embaixada da Bolívia no Brasil e pelo Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da FAO, o evento, preparatório à Reunião do Comitê Binacional de Integração Bolívia-Brasil, visa contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar e com o comércio entre os dois países.  

Brasília – Será realizado nos próximos dias 7 e 8 de novembro, em Puerto Suarez, na Bolívia, uma Oficina Técnica Preparatória para a Reunião do Comitê Binacional de Integração Bolívia-Brasil. O principal objetivo será analisar as condições para iniciar a estruturação de um programa de produção de vegetais e leguminosas na Bolívia, tendo em vista o fortalecimento da produção da agricultura familiar e da comercialização entre os dois países.

Durante o evento serão apresentados estudos como: o “Cenário de Importação Hortifrutícola no Brasil: possibilidades e abertura para o mercado boliviano”; o “Abastecimento alimentar transfronteiriço em Corumbá e Puerto Soares – Brasil e Bolívia”; além de uma apresentação sobre a relação dos acordos internacionais comerciais entre a Bolívia e o Brasil.

A oficina, que é organizada pela Embaixada da Bolívia no Brasil e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O evento contará com a participação do embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco; o embaixador do Brasil na Bolívia, Raimundo Santos Rocha Magno, além dos representantes da FAO Brasil, Alan Bojanic; e da FAO Bolívia, Crispim Moreira. Entre os participantes estão representantes dos governos brasileiro e boliviano, especialistas, técnicos e produtores rurais.

Mesas de trabalho relacionadas ao tema com articulação de propostas para o apoio à produção e ao comércio de produtos agrícolas entre os dois países e a formação de pré-acordos também serão atividades realizadas durante a oficina.