FAO no Brasil

A importância da conservação dos solos para a produção de alimentos no mundo

Foto: Palova Brito/FAO
12/04/2018

Brasília - “O Brasil tem boas práticas na área de conservação de solos, mas é preciso divulgá-las ainda mais entre os agricultores, como por exemplo a integração lavoura – pecuária – floresta. A conservação de solos é um tema chave para toda a humanidade”, destacou esta manhã o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o seminário Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica, realizado em Brasília (DF). 

O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, que será celebrado no próximo domingo dia 15 de abril. 

Bojanic participou do painel Atuação da FAO como fórum multilateral no fomento à conservação de solos no Brasil e no mundo. O Representante fez um alerta para o crescimento mundial de áreas degradadas e desertificação no mundo. “33% dos solos no mundo estão degradados”, disse. 

Segundo Bojanic, as áreas degradadas na América Latina correspondem a 14% das áreas no mundo; no Caribe corresponde a 26% e na América do Sul contabiliza 14% da degradação mundial. Dezoito países na América Latina possuem mais de 20% do seu território degradado. 

“A conservação dos solos é um tema muito importante para a FAO, inclusive em 2015 tivemos o Ano Internacional dos Solos para poder conscientizar a sociedade civil e os responsáveis pela tomada de decisões sobre a profunda importância do solo para a humanidade”, afirmou.

Elo entre segurança alimentar e uso da terra

Segundo o Representante da FAO no Brasil, 95% dos alimentos vêm da terra e, por isso, torna-se tão importante a conservação dos solos para a sobrevivência da humanidade. A saúde do solo e a sua fertilidade têm uma influência direta sobre o conteúdo de nutrientes de nossas culturas alimentares. 

Ele também alertou para a necessidade de aumentar em 60% a produção de alimentos em qualidade e quantidade para alimentar a população mundial já que, em 2050, a população mundial será 29% maior que a atual, o crescimento maior ocorrerá nos países em desenvolvimento e 70% da população será urbana. 

Parceria em prol dos solos

Bojanic também destacou uma ação global criada, a Parceria Mundial do Solo (Global Soil Partnership, em inglês), que envolve 400 integrantes, entre membros da FAO e outros parceiros (universidades, ONGs, etc). Esta ação visa promover a gestão sustentável dos recursos do solo e melhorar a governança global para proteção a sua proteção e produtividade sustentável; incentivar investimento, cooperação técnica, educação política, conscientização e extensão nos solos; promover pesquisa sobre o tema; entre outros. 

O Dia Internacional do Solo, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 2013, é celebrado anualmente todo 5 de dezembro, como forma de levantar atenção para a importância da saúde dos solos e para a gestão sustentável dos recursos do solo.