FAO no Brasil

UNESCO, Pacto Global e FAO lançam Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos

24/03/2021

O consumo de água doce aumentou 6 vezes no último século e continua a avançar a uma taxa de 1% ao ano, fruto do crescimento populacional, do desenvolvimento econômico e das alterações nos padrões de consumo. A qualidade do bem diminuiu exponencialmente e o estresse hídrico, mensurado essencialmente pela disponibilidade em função do suprimento, já afeta mais de 2 bilhões de pessoas. Muitas regiões enfrentam a chamada escassez econômica da água: ela está fisicamente disponível, mas não há a infraestrutura necessária para o acesso. E isso em um horizonte cuja previsão de crescimento no consumo é de quase 25% até 2030.

Essas informações fazem parte do relatório lançado em português, nesta terça-feira, dia 23 de março, em evento online organizado pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) e Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021, desenvolvido com o suporte de mais de 20 agências do Sistema ONU que integram o esforço interagencial denominado ONU-Água, avalia que é necessário reconhecer o valor da água em suas várias dimensões e incorporar tais valores em ações políticas e de investimentos no setor. 

O evento de lançamento do Relatório teve as participações de Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil, Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, e Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil. Além do relatório, foi lançado também o projeto “Água e o Agro: valoração da água na agropecuária”, que visa promover a disseminação do tema no Brasil, engajando as empresas em capacitações que permitam o desenvolvimento de ideias inovadoras e projetos piloto com foco na gestão sustentável da água no setor agropecuário.

Acesse mais informações sobre o relatório: