FAO no Brasil

Ponta pé inicial para a 39ª Conferência da FAO

03/06/2015

Representantes de governos se reúnem para discutir cooperação internacional para erradicar a fome.

Roma – Cerca de 130 Ministros, 12 chefes de Estado e outros representantes de alto nível dos 194 países membros da FAO vão participar na próxima semana em Roma da 39ª sessão da Conferência da Organização (06-13 junho).

Durante o evento, que vai durar uma semana, os países que alcançaram as metas internacionais de combate à fome receberão prêmios. Ainda na Conferência vai ser eleito o novo Diretor-Geral e será aprovado o programa de trabalho e o orçamento da Organização para os próximos dois anos.

Diversas autoridades de alto nível devem participar da Conferência.

Sergio Mattarella, presidente da Itália fará a abertura da Conferência no dia 6 de junho, seguido de um discurso da presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Ainda no sábado, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva vai ser o orador da Conferência em memória de McDougall.  Ele vai abordar questões de segurança alimentar e nutricional.

Outros líderes mundiais devem participar da Conferência, entre eles, os presidentes da Argentina, Fiji, Gabão, Myanmar, Togo e Venezuela.

Eleição do Diretor-Geral da FAO

Durante a sessão da Conferência - os países membros da Organização - vão votar para eleger o próximo diretor-geral da FAO que terá um mandato de quatro anos.

O atual diretor-geral, José Graziano da Silva, é o único candidato para a reeleição.

Na segunda-feira, 08 de junho, Graziano da Silva vai apresentar o relatório bianual "O estado da FAO".

Reconhecimento do progresso na luta contra a fome

No domingo, 07 de junho a cerimônia terá um momento especial. A FAO vai reconhecer e premiar os 15 países que alcançaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Essas nações demonstraram um avanço extraordinário na erradicação da fome extrema.

Angola, Bolívia, China, Costa Rica, República Dominicana, Gabão, República Democrática Popular Lau, Máli, Myanmar, Moçambique, Nepal, Omã, Ilhas Salomão, Suriname, e  Uzbequistão  serão reconhecidos por terem conseguido alcançar a meta número um dos ODM de reduzir pela metade a proporção de pessoas em seus países que sofrem de fome crônica, ou a meta mais rigorosa estabelecida na Cúpula Mundial da Alimentação (CMA) de reduzir pela metade o número total de pessoas que passam fome.

No geral, a maioria - 72 de 129 – dos países monitorados pela FAO atingiu a meta dos ODM, sendo que as regiões em desenvolvimento como um todo estão quase atingindo a meta. Além disso, 29 países cumpriram a meta mais ambiciosa da CMA.

Eventos paralelos

Diversos eventos paralelos serão realizados durante toda a semana. Destaque para um painel de discussão sobre os principais desafios da segurança alimentar enfrentados pelos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvendo (SIDS) que vai contar com a participação dos primeiros-ministros dos países que integram os SIDS.

Outros eventos paralelos vão tratar dos desafios de desenvolvimento enfrentados em diferentes regiões, como por exemplo, a escassez de água no Norte e no Nordeste da África, a agricultura familiar e desenvolvimento territorial rural na América Latina e Caribe, e as iniciativas regionais de arroz na Ásia e no Pacífico.

A lista completa dos eventos paralelos está disponível aqui.

Credenciamente para a imprensa

Os jornalistas interessados em cobrir a Conferência deverão se credenciar antecipadamente, enviando os seguintes documentos via e-mail para: [email protected]:

  • Carteira de imprensa válida ou carta timbrada do veículo.
  • Documento pessoal válido (passaporte, carteira de identidade).
  • Uma foto digital no formato de passaporte em .jpg (máximo de 1MB)