FAO no Brasil

Governos da América Latina e Caribe devem reafirmar luta contra a fome durante a Conferência Regional da FAO

26/02/2016

Autoridades dos países membros da FAO se reunirão na próxima semana no México para estabelecer as prioridades regionais da Organização e avançar na erradicação da fome

 

Cidade do México – Representantes dos governos da América Latina e Caribe vão se reunir na Cidade do México de 29 de fevereiro a 03 de março para a Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, com o objetivo de aprofundar os esforços conjuntos para erradicar a fome e a má-nutrição.

A Conferência Regional é o principal órgão de governo da FAO na região. As reuniões acontecem a cada dois anos e nelas os governos analisam os principais desafios da segurança alimentar regional e estabelecem as prioridades da FAO para os próximos dois anos.

De acordo com a FAO, nas últimas décadas a América Latina e o Caribe progrediram de forma extraordinária na diminuição da fome, se convertendo na região que mais avanços foram alcançados em todo o planeta.

Mais de 31,7 milhões de pessoas superaram a fome na região desde 1990-92, uma média de 1,3 milhões de pessoas por ano. A maior parte dessa redução aconteceu entre os anos 2000 e 2008, quando cerca de 19 milhões de pessoas superaram a fome.

“Isso demonstra o muito que podemos avançar em pouco tempo, se os governos derem prioridade política a esse tema”, disse o Representante Regional da FAO, Raul Benítez, destacando que os acordos alcançados durante a Conferência Regional vão permitir avançar para a meta de fome e má-nutrição zero.

Desafios pendentes no caminho para a fome zero

Apesar dos enormes saltos que a região já deu, ainda há grandes desafios: 34 milhões de pessoas ainda vivem com fome, e ao mesmo tempo a obesidade atinge a 22% da população regional e cerca de quatro milhões de crianças também são obesas.

“Temos que lutar contra as duas faces da má-nutrição, mudando para padrões sustentáveis de produção e hábitos saudáveis de consumo, resgatando os produtos e as dietas originais dessa região”, ressaltou Benítez.

Para enfrentar esses desafios, a FAO apresentará aos governos uma iniciativa regional que busca apoiar as políticas, planos e estratégias de erradicação da fome e da má-nutrição nos países.

A FAO vai trabalhar com os principais acordos de segurança alimentar da região, incluindo a Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025, o Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC, o Plano de Erradicação da Fome da ALBA-Petrocaribe, Mesoamérica Sem Fome e as Frentes Parlamentares contra a Fome, entre outros.

Mudança climática: uma emergência regional

Outro aspecto chave que será debatido pelos países durante a Conferência será a necessidade de incrementar esforços regionais para enfrentar a mudança climática e deter a degradação dos recursos naturais.

 “A mudança climática afeta a todos, mas para o Caribe e os Pequenos Estados insulares em Desenvolvimento não é só uma questão de políticas, mas sim um tema de vida ou morte”, disse Benítez.

A FAO vai propor na Conferência uma iniciativa regional centralizada no uso sustentável dos recursos naturais, adaptação às mudanças climáticas e a gestão de riscos de desastres.

Combater os focos da pobreza

Nas áreas rurais da região a pobreza afeta quase a metade da população. Sendo assim a terceira iniciativa que a FAO vai propor aos países durante a Conferência terá como foco o fortalecimento da agricultura familiar e criar sistemas alimentares inclusivos para o desenvolvimento rural sustentável.

A agricultura familiar é sem dúvida uma base do sistema alimentar regional. Não só produz a maior parte dos alimentos, mas também é a que gera a maior parte do emprego nas zonas rurais. 

“Estimular a agricultura familiar vai permitir combater a má-nutrição com alimentos frescos e saudáveis, melhorando a diversidade das dietas e diminuindo a dependências de importações e a vulnerabilidade a desastres econômicos e naturais”, enfatizou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

Nota informativa

O que é a Conferência Regional da FAO?

A Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação a Agricultura, FAO é um fórum que reúne os ministros da Agricultura (ou ministros relacionados à pesca, bosques, meio ambiente e desenvolvimento social) e outras autoridades dos 33 Estados Membros da FAO na região da América Latina e Caribe. O propósito da reunião é debater os desafios prioritários relacionados com a agricultura, a alimentação e a nutrição, com o objetivo de promover soluções conjuntas que permitam avançar na erradicação total da fome e da má-nutrição na América Latina e Caribe.

A conferência é também um espaço de encontro com a sociedade civil, as organizações camponesas e indígenas, ONGS, organizações intergovernamentais, organismos de integração regionais e as agências das Nações Unidas.

¿Dónde y cuándo se realiza?

Onde e quando será realizada?

O 34.º período de sessões da Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe será realizada na Cidade do México de 29 de fevereiro a 03 de março de 2016, no hotel Krystal Grand Reforma, localizado em Paseo de la Reforma N°1, Colonia Tabacalera, México D.F.

A Conferência vai começar com uma reunião de oficiais superiores na segunda-feira, 29 de fevereiro. As atividades dessa reunião serão encerradas na manhã do dia 01 de março. A cerimônia de abertura da Sessão Ministerial será no dia 01 de março às 14h no salão José María Morelos y Pavón da Secretaria de Relações Exteriores, localizada na Plaza Juárez N°20, Colonia Centro, México D.F. A sessão Ministerial seguirá até 03 de março.

Como posso participar?

Os jornalistas podem se credenciar por meio de um formulário disponível no site da Conferência Regional, ou se dirigirem a sala de imprensa que funcionará no salão Gran Insurgentes do Hotel Krystal Grand Reforma portando credencial do veículo que representam.

Entrevistas e comunicados à imprensa

As solicitações de entrevistas serão coordenadas por Fernando Reyes ( +52 55 2457 9970 ramal. 316. Tel. celular: +52 55 6200 2116) para os veículos mexicanos e María Santacreu para os veículos internacionais. Os jornalistas interessados em entrevistar o Diretor-Geral da FAO deverão entrar em contato com Germán Rojas, Oficial de Imprensa da Conferência da FAO.  

Imagens, vídeo e documentos oficiais

As imagens da Conferência estarão disponíveis na página da FAO no Flickr. Também está disponível uma lista de reprodução de vídeos que poderão ser utilizados como imagens de apoio em matérias relacionadas à Conferência.  Os documentos oficiais da Conferência estão disponíveis aqui.

Calendário de atividades

Segunda-feira 29 de fevereiro

8:30 – Reunião dos Oficiais técnicos no Hotel Krystal.

Terça-feira 1 de março

14h30 – Cerimônia de Abertura da Sessão Ministerial – Liderada pelo Presidente da República do México, Enrique Peña Nieto, e pelo Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva.

Salão José María Morelos y Pavón da Secretaria de Relações Exteriores, localizado na Plaza Juárez Nº 20, Colonia Centro, México D.F. Cerimônia

15h30 -Discurso do Diretor-Geral da FAO.

17h30 - Painel Agricultura e saúde pública: a Aliança por uma dieta adequada

Quarta-feira 2 de março

8h30: Painel Desafios e perspectivas para a segurança alimentar e nutricional na América Latina e Caribe: dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

10h00: Painel Desafios para a transformação do setor rural na América Latina e Caribe: desenvolvimento territorial rural, agricultura familiar, inclusão social e econômica e inovação.

14h30: Painel Desafios para o uso sustentável dos recursos naturais, a gestão de riscos e a adaptação às mudanças climáticas na América Latina e Caribe dentro do novo marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

16h00: Painel Cooperação Sul-Sul e cooperação triangular para a erradicação da fome e da pobreza e para o desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe.

Eventos especiais:

Quarta-feira 02 de março às 12h30 - Lançamento do Ano Internacional das Leguminosas

Quinta-feira 03 de março às 10h30 - FAO e Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) sobre aplicações nucleares com repercussões na segurança alimentar.

Quinta-feira 03 de março às 12h00 - Desafios que enfrentam as ilhas pequenas do Caribe em relação às mudanças climáticas.

Mais informação:

Site Conferência Regional: http://www.fao.org/about/meetings/larc34/es/

Twitter hashtag: #LARC34

Publicação: Panorama da Insegurança Alimentar na América Latina e Caribe 2015

Publicação: O Estado da Insegurança Alimentar no Caribe 2015 (CARICOM).

Documento: Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2025