FAO no Brasil

Sistemas alimentares sustentáveis são destaque em nova publicação da FAO

30/04/2021

O manual de inovação reúne experiências práticas em agroecologia, produção orgânica, preservação da água e saúde pública, para mostrar caminhos de promoção do desenvolvimento sustentável.

Santiago do Chile - Uma nova publicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresenta experiências de sistemas alimentares sustentáveis ​​em sete países latinoamericanos.

As experiências da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Chile mostram que é possível crescer, comercializar e consumir alimentos de forma mais sustentável e transformar os sistemas alimentares estimulando o desenvolvimento local.

"A persistência da insegurança alimentar e nutricional em nível global destaca a necessidade de mudanças para sistemas alimentares sustentáveis ​​que garantam uma dieta saudável para as gerações atuais e futuras", disse Pilar Santacoloma, Oficial de Sistemas Alimentares da FAO. 

Consumidores sustentáveis ​​do futuro

A publicação também destaca a importância da educação alimentar para fomentar de futuros consumidores sustentáveis: o programa “Cultivando Água Boa”, da Fundação Itaipu Binacional, desenvolve projetos de preservação da água e do meio ambiente, e apoia a agroecologia e ações educativas em escolas públicas de ensino fundamental no oeste do Paraná, Brasil, ensinando alunos e os funcionários que preparam os alimentos sobre dietas saudáveis, por meio de ações como o preenchimento de livros de receitas elaborados pela comunidade.

Agroecologia no Equador

O livro também destaca a experiência da EkoRural, uma ONG equatoriana vinculada a uma organização camponesa de Tzimbuto, no planalto central do Equador –a Associação Nova Geração– de produção agroecológica, com consumidores urbanos pertencentes, por meio de uma organização que fornece cestas comunitárias de comida. Juntos, eles determinaram preços justos e estabeleceram uma relação baseada na reciprocidade e confiança e não apenas na maximização dos lucros.

Financiamento inovador

Para algumas pequenas iniciativas, que não têm acesso a financiamentos bancários, as cooperativas de produtores com fundos de pequeno capital têm sido a solução: Frutos de la Tierra é uma marca da Associação Nacional dos Produtores Orgânicos do Peru (ANPE PERÚ), criada com o objetivo de apoiar a agricultura familiar orgânica e promover a biodiversidade associada aos seus sistemas agrícolas. A marca, lançada em setembro de 2013, foi patrocinada pelo chef peruano Gastón Acurio, líder no setor de gastronomia. A visibilidade que este apoio público deu, de carácter reconhecido, ajudou a ANPE Peru a crescer como marca e a alcançar fundos de cooperação internacional, o que lhe permitiu, por exemplo, criar uma plataforma de vendas online.

Abordagem do ecossistema para a saúde humana

No município de Sumapaz, distrito de Bogotá, Colômbia, o Hospital Nazareth, junto com a comissão comunitária para a participação em saúde pública, criou o Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano.

Este centro procura responder às necessidades específicas de saúde da população rural, através de uma abordagem ecossistémica à saúde humana denominada Ecosalud.

O centro implementa hortas como terapia de reabilitação médica, psicológica e psiquiátrica.

Uma colaboração de sucesso

O Manual para innovadores: facilitando los sistemas alimentarios sostenibles, foi apresentado pela FAO e pelo Instituto Nacional de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França (INRAE), e lançado em um webinar, com a participação de Luiz Beduschi, Oficial de Políticas de Desenvolvimento Territorial, Anne-Sophie Poisot, Oficial de Agricultura da FAO; e Allison Loconto, pesquisadora do INRAE.

Além disso, inovadores regionais participaram para compartilhar suas experiências: Ross Mary Borja da EkoRural- Equador; José Marfil da Ecovida- Brasil; Carlos Lazo da Peasant Agroferies no Peru; e Andrea Moya da Ecosalud na Colômbia.

Leia o Manual para Innovadores: facilitando sistemas alimentarios sostenibles

 

Contato de imprensa: Martina Salvo de Oliveira | [email protected] | +56 9 82471891