Países Latino-Americanos e Caribenhos conhecem a experiência brasileira em estoques de grãos
Nesta quinta-feira (1/8), os membros da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (SPAA) se reuniram para conhecer a experiência da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (CONAB) e dialogar sobre aformação de estoques e gestão de reservas estratégicas de grãos básicos.O encontro compôs o segundo Diálogo Técnico da Rede e contou com mais de 40 participantes de15 países da região.
Coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Rede SPAA reúne a 16 países da América Latina e do Caribepara promover o diálogo e o intercâmbio de experiências. O objetivo da iniciativa é fortalecer as capacidades técnicas entre os membros.
Durante o encontro, os representantes da CONAB apresentaram a atuação da instituição na formação de estoques públicos de grãos, que visagarantir o preço e a renda dos produtores agrícolas.Por meio dos estoques, que demandam uma estrutura de armazenagem vasta e organizada, a CONAB administra e mantém o abastecimento interno brasileiro, comercializando os produtos na entres safra para atenuar as oscilações de preços.
A instituição também faz o levantamento de estoques privados paraconsolidar informações a respeito dos estoques de produtos agrícolas no Brasil, possibilitando o conhecimento do balanço de oferta e demanda.Esse sistema contribuiu para combater a inflação de alimentos e garantir a soberania alimentar no país.
As trocas de experiências entre os membros da Rede SPAA representa um passo importante para o trabalho dos países da América Latina e do Caribe no desenvolvimento de políticas públicas destinadas a fortalecer os sistemas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos, beneficiando tanto produtores quanto consumidores.
Nessa segunda reunião técnica, os membros também foram informados sobre os preparativos para a IX reunião regional presencial da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos, a ser realizada em Brasília, do 21 ao 23 de agosto.
A colaboração dos diferentes países membros na rede SPAA promete impulsionar iniciativas que melhorem a eficiência e equidade nos mercados alimentares, por meio de sistemas agroalimentares cada vez mais inclusivos, resilientes e sustentáveis, para uma melhor nutrição, uma melhor produção, um melhor meio ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.