FAO no Brasil

FAO realiza workshop para apoiar a revisão do Inventário Florestal Nacional Brasileiro

25/09/2024

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2024, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realiza, em Brasília, o primeiro workshop da iniciativa AIM4Forests, uma parceria entre a FAO e o Reino Unido para aprimorar o monitoramento de florestas. O evento, promovido em conjunto com Serviço Florestal Brasileiro (SFB), é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma revisão da estratégia do Inventário Florestal Nacional (IFN) brasileiro.

O workshop reúne servidores do SFB, consultores do projeto Informação Florestal (BID/IICA/SFB) e especialistas do projeto AIM4Forests. O objetivo do encontro é gerar consultas com as partes interessadas sobre aspectos institucionais e técnicos, incluindo especificidades dos povos indígenas e das comunidades locais, que sirvam como base para o segundo ciclo do IFN. A partir dessa construção, os resultados serão levados para discussão mais ampla com a sociedade civil.

Camilo Jaramillo, especialista da FAO, destacou a relevância da atualização da estratégia do IFN em um cenário em que, todos os anos, o mundo perde 10 milhões de hectares de floresta devido à desflorestação. “A reversão dessa situação demanda dados de alta integridade para que possamos medir o progresso e realizar ação em campo. Por isso, a FAO e o Reino Unido lançaram AIM4Forests, um programa que aposta em tecnologias modernas e inovação técnica para o monitoramento florestal”, ressaltou.

Para Marcus Vinicius da Silva Alves, Diretor Geral Substituto do SFB e Diretor de Regularização Ambiental Rural, trabalhar na disponibilidade de informações precisas sobre os recursos florestais é crucial para a tomada de decisões rápidas e eficazes. "Em um momento em que o Brasil está em chamas, muitas vezes não temos sequer a informação necessária para agir. O IFN deve ser a ferramenta que capacita o governo a tomar decisões informadas e no tempo certo", afirmou.

O Brasil tem uma longa trajetória no monitoramento florestal. Em 2005, o país iniciou a implementação do IFN, coordenada pelo SFB, sob o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Desde então, diversos sistemas foram integrados ao Sistema Nacional de Informações Florestais, contribuindo para assegurar altos níveis de confiança e transparência nos dados sobre as florestas brasileiras.

Agora, o Inventário passa por um processo de revisão para a incorporação de novas tecnologias e metodologias, visando aprimorar a coleta e análise de dados. Este primeiro workshop marca o início desse trabalho colaborativo para modernizar o Inventário Florestal Nacional, garantindo que o Brasil continue a liderar os esforços globais de combate ao desmatamento e restauração de ecossistemas.

AIM4Forests

O programa AIM4Forests, lançado pela FAO e pelo Reino Unido em 2023, foi projetado para capacitar os países na implementação de um monitoramento florestal robusto, acessível, sustentável e relevante.

Desde 1990, mais de 420 milhões de hectares de florestas do mundo todo já desapareceram. Para reverter essa situação, os líderes mundiais comprometeram-se não apenas a deter o desmatamento, mas a recuperar 1 bilhão de hectares de terras degradadas até 2030. Um grande obstáculo a esse progresso, contudo, tem sido a falta de dados abrangentes e precisos.

O AIM4Forests busca mudar essa realidade por meio de inovação técnica – juntamente com assistência técnica dedicada aos países com florestas. Com um compromisso de £24,5 milhões, o AIM4Forests é uma parte importante do compromisso do Reino Unido com o Financiamento Internacional para o Clima, visando proteger e restaurar as florestas.