Ação Global para o controle da Lagarta do Funil do Milho

A supervisão técnica da Ação Global será coordenada pela Divisão de Produção e Proteção Vegetal da FAO e pela Secretaria do IPPC. A FAO fornecerá suporte técnico e organizacional, facilitado pela criação de comitês diretores e grupos técnicos de trabalho (GTT), conferências, reuniões, visitas científicas e videoconferências. A FAO também prestará apoio a atividades de pesquisa e treinamento de agricultores através do desenvolvimento de planos globais de ação para garantir uma abordagem de trabalho coordenada com os colaboradores, evitando assim duplicações de esforços.

A Ação Global contará com o conhecimento técnico e a experiência de todas as relevantes divisões técnicas da FAO. Componentes do sistema de monitoramento de pragas e doenças vegetais da Noruega, (VIPS), e da China, serão integrados ao sistema da FAO para o monitoramento e aviso prévio da LCM (FAMEWS).

A supervisão técnica da Ação Global se dará através de um Comitê Técnico e de 7 GTTs, compostos por especialistas internacionais e parceiros de pesquisa em cada uma das áreas temáticas dos componentes de gerenciamento sustentável da LCM. Especialistas nacionais e representantes de comitês econômicos regionais e centros nacionais de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estão representados nesses grupos. Os GTTs provem sustentação técnica aos componentes da Ação Global para o controle da Lagarta do Cartucho do Milho, por meio de recomendações sobre prioridades e lacunas de informação. Os grupos desempenham um papel fundamental no aconselhamento do Comitê Técnico. Além disso, os especialistas dos GTTs facilitarão o trabalho de planejamento dos testes das diferentes tecnologias que serão validadas em conjunto com as forças-tarefa nacionais nas diferentes regiões.

A implementação diária e a supervisão técnica da Ação Global estão a cargo da FAO. O Diretor da Divisão de Produção e Proteção Vegetal (AGP) é o Supervisor Sênior, sendo apoiado pelo vice-diretor da AGP, pelo secretário do IPPC e pelo conselheiro técnico principal da LCM - oficial sênior da FAO que responsável pela coordenação diária do programa.