Nova plataforma digital permite acompanhar indicadores da Agenda 2030
O IBGE lançou nesta terça-feira (24), no III Encontro de Produtores de Informações Visando à Agenda 2030, a Plataforma Digital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODS). Nela está o primeiro conjunto de indicadores globais do Brasil para o acompanhamento desses objetivos, com fichas metodológicas, tabelas, gráficos e mapas. A plataforma apresenta também uma seção com notícias, entrevistas, reportagens e conteúdos audiovisuais sobre a temática, além de um calendário de eventos.
Pelo site é possível conhecer em que etapa se encontra cada indicador, como os que já foram produzidos, os que estão em análise/construção, os que ainda não possuem dados, os que não têm metodologia global definida e ainda aqueles que não se aplicam ao Brasil. Na área restrita às instituições produtoras de informação, os profissionais que participam dos grupos de trabalho de cada ODS podem compartilhar conteúdos para avançar na discussão sobre os indicadores.
A assessora da Presidência do IBGE, Denise Kronemberger, explicou como serão as dinâmicas de trabalho desses grupos: "os membros vão dispor de um espaço de discussão, compartilhamento de arquivos, divulgação de eventos, entre outras funcionalidades que facilitarão a comunicação entre eles e a realização das atividades propostas em cada ODS". Ela ressaltou, ainda, que "a plataforma está integrada ao sistema de metadados e à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), o que poderá ser um instrumento facilitador da padronização da documentação das bases de dados, estatísticas e geoespaciais".