منبر معارف الزراعة الأُسرية

Pescadoras buscam visibilidade e garantia de direitos

Mulheres exercem papel de destaque na atividade pesqueira, mas ainda lutam pelo direito ao reconhecimento do trabalho

Quando falamos de mulheres rurais e do seu importantíssimo trabalho para a soberania e segurança alimentar, a primeira imagem que nos vem à cabeça são mulheres nos roçados, plantando, carpindo, colhendo e processando. Com esforço, estendemos o nosso olhar para as matas e florestas onde milhares de mulheres vivem do extrativismo. Mas, dificilmente, adentramos esse olhar nas águas, sejam elas doces e salgadas.

Contudo, há milhares de mulheres rurais vivendo sob as ondas e maretas dos rios, lagos e mares no mundo. Só no Brasil, dos quase um milhão de pescadores artesanais, 45% são mulheres. As mulheres que ocupam espaços no universo da pesca são: pescadoras, fileteiras, descascadeiras, marisqueiras, catadoras, remendeiras, vendedoras … mulheres e filhas de pescador.

Nesse universo é comum se deparar com mulheres confeccionando redes, capturando mariscos, moluscos, peixe, processando e beneficiando produtos à base de pescados e realizando a comercialização. Atividades essas denominadas “atividades de apoio a pesca”, que por Decreto em 2017, foi excluída das atividades que possibilitava as mulheres fazerem sua inscrição no Registro Geral das Atividades Pesqueiras, decreto esse que passou a conceder direitos ao referido registro, exclusivamente, a atividade de tirar o peixe da água. O restante da cadeia produtiva do pescado não tem mais amparo legal, e é justamente nesse espaço onde há uma maior inserção das mulheres.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
المؤلف: Simone Santarém
:
المنظمة: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
السنة: 2019
:
البلد/البلدان: Brazil
:
النوع: مقالة في مدونة إلكترونية
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة