منبر معارف الزراعة الأُسرية

A Contribuição Brasileira à Segurança Alimentar e Nutricional sustentável

A alimentação e os hábitos alimentares são parte do processo civilizatório, tal como alertava o sociólogo Norbert Elias. Identificar os hábitos alimentares permite conhecer a identidade e o modo de vida de uma determinada sociedade. Da mesma forma, pode-se saber quais problemas os grupos sociais enfrentam quando se encontram em situação de insegurança alimentar.
Portanto, o acesso aos alimentos, sua qualidade, a quantidade e a cultura alimentar são elementos decisivos para que as sociedades humanas possam alcançar bem estar material e satisfação de suas necessidades culturais.

Dada sua importância absolutamente crucial para manutenção do funcionamento de uma sociedade, a alimentação e a comida são elementos centrais para as condições de vida. Por isso, sua ausência ou a carência das condições adequadas de segurança alimentar tendem a tornar-se em um vetor de sofrimento físico, material e emocional, assim como em fator de disrupção.

Apesar da riqueza de recursos e da abundância dos biomas do Brasil, lamentavelmente, a fome e a desnutrição ainda persistem e fizeram parte da história de nosso país. Durante muito tempo, a questão da segurança alimentar foi tratada como um tema diminuto, não raro associado à prestação de caridade ou assistencialismo, que era dirigida a indivíduos desafortunados
ou acometidos por eventos climáticos ou de saúde precária.

:
:
:
:
:
:
الناشر: Editora UFRGS
:
:
:
المؤلف: Potira V. Preiss
مؤلفين آخرين: Sergio Schneider, Gabriela Coelho de Souza
المنظمة: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
منظمات أخرى: Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)
السنة: 2020
ISBN: 978-65-5725-006-8
البلد/البلدان: Brazil
التغطية الجغرافية: أمريكا اللاتينية والبحر الكاريبي
النوع: كتاب
النص الكامل متاح على: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211291
لغة المحتوى: Brazilian Portuguese
:

شارك بهذه الصفحة