Family Farming Knowledge Platform

Projeto é lançado para ampliar acesso aos produtos sustentáveis da Amazônia

'Mercados Verdes e Consumo Sustentável' visa aproximar consumidores do mercado sustentável, que inclui açaí, castanha do Brasil, óleos vegetais e insumos usados na fabricação de cosméticos

Na Amazônia, a expansão de sistemas de produção sustentáveis é fundamental na estratégia de preservação da floresta. Baseada em produtos tradicionais da sociobiodiversidade e da agroecologia, contribui para reduzir o desmatamento. São mais de 400 mil famílias vivendo da floresta e produzindo alimentos, cosméticos, artesanato e outros produtos e serviços que preservam o patrimônio natural e cultural de seus territórios.

O acesso aos mercados consumidores, porém, ainda é difícil para os produtos da Amazônia, como o açaí, a castanha do Brasil, os óleos vegetais e os insumos usados na fabricação de cosméticos. Além de diminuir o desmatamento, o sistema de produção sustentável garante ao agricultor familiar e aos povos e comunidades da Região Amazônica uma alternativa de comercialização e de geração de renda.

Com o objetivo de ampliar o acesso aos mercados para os produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia, a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) estão lançando o projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”. A ideia é fomentar as cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia e, com isso, aliviar a pressão sobre a floresta e gerar renda para as populações locais.

Title of publication: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
Other organizations: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ)
Year: 2019
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page