Family Farming Knowledge Platform

Agricultora segue passos da avó no café e integra aliança internacional de mulheres

"Minha esperança mais profunda é que outras pessoas possam saber mais sobre pessoas como minha avó, que tiveram um papel tão extraordinário na produção do café que bebem", conta Daiane

A conexão de Daiane e sua família com a terra é profunda e vem de muitas gerações. No Distrito dos Ferreiras ou Ressaca, lugarejo encrustado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, trabalhar na cafeicultura representa, praticamente, a única fonte de renda para mulheres como Daiane Vital e os demais descendentes da Vó Nita, como Dona Ana Vital era conhecida na comunidade.

É durante a colheita de café, que acontece de maio a setembro, que Daiane tem a oportunidade de aumentar a renda familiar. A “panha” é uma atividade que emprega muitas mulheres. É quando conseguem ganhar o dinheiro para fazer uma melhoria na casa, comprar um móvel ou um fogão melhor e, neste ano, pela primeira vez na vida, ter o direito de viajar em férias com a família. Foram três dias numa pousada em Ubatuba para realizar o sonho de conhecer o mar. As passagens, Daiane comprou com o que rendeu a venda de três sacas de café recolhidas com muito esforço.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Josiane Cotrim Macieira
:
Organization: Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA
:
Year: 2019
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page