Family Farming Knowledge Platform

Mulheres contribuem na construção de comunidades resilientes aos desastres naturais

Elas são as mais vulneráveis aos desastres naturais e também as mais atuantes no processo de recuperação

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que as mulheres são as mais vulneráveis aos desastres naturais, pois além de representar o maior número de mortos, são as responsáveis pelos cuidados com as vítimas em um contexto onde os sistemas alimentares normalmente estão destruídos. Mas elas também têm um papel importante no aumento da resiliência e no processo de recuperação após os desastres.

Em 2017, a situação das mulheres foi discutida na Conferência da 5ª Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastre, realizada em Cancún, no México. A pedido da Comunidade de Estados da América Latina e Caribe (Celac), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) trabalhou no sentido de criar uma estratégia regional de ações para redução de risco no setor agrícola com perspectiva de gênero.

A reunião técnica para construção das diretrizes e recomendações para a implementação do Marco de Sendai no setor agrícola e de segurança alimentar e nutricional, realizada no Chile, teve importante contribuição do Brasil. O Marco de Sendai se insere no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), busca reduzir as perdas de vidas e meios de subsistência e aumentar a resiliência das comunidades aos perigos naturais num período de mudança climática até 2030.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Organization: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
Year: 2019
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page