Family Farming Knowledge Platform

Mulheres quilombolas se destacam na produção sustentável e na proteção do território

No último dia da quinzena de mobilização pelos direitos das trabalhadoras do campo, campanha celebra o Dia Internacional das Mulheres Rurais com o tema “Guardiãs da Terra”

A contribuição das mulheres agricultoras para o bem-estar socioeconômico, para a segurança alimentar mundial e para a redução da pobreza é celebrada nesta terça-feira, 15 de outubro, com o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Dar visibilidade ao trabalho delas é o principal objetivo da campanha regional “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”, coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura em parceria com a FAO/ONU e outras instituições.

No Brasil, as mulheres representam praticamente metade da população residente no campo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mais de 63% delas são afrodescendentes.

Na comunidade quilombola de Tocantins, a Mumbuca, situada em Mateiros, na área do Parque Estadual do Jalapão, o povoado também é marcado pela gestão feminina. Uma das principais articuladoras do quilombo é Ana Cláudia Mumbuca, de 32 anos. Além de agricultora, Ana é artesã e se tornou professora. Com a experiência da vida acadêmica, ela traduz o cotidiano da comunidade para a cidade e do mundo urbano para os quilombolas.

Title of publication: Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Débora Brito
:
Organization: Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF)
Other organizations: Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA)
Year: 2019
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page