Family Farming Knowledge Platform

Com delivery, pequenos agricultores orgânicos driblam crise e veem até aumento de vendas na pandemia

Com a pandemia, o grande problema para os agricultores rurais foi o fechamento das suas principais vitrines, as feiras livres, para conter a transmissão do vírus. Para muitos, essa era a principal forma de relacionamento com o público. Outro complicador foi a suspensão das atividades escolares. Muitos produtores que abasteciam a alimentação da merenda foram prejudicados. A saída, para quem pôde, foi oferecer a entrega a domicílio.

Em diversos centros urbanos do país, as feiras livres tiveram regras de funcionamento mais restritas ou foram canceladas. Em relatório da Mintel, agência internacional que fornece pesquisas e análises de mercado, dados do último abril mostram que 79% da população brasileira reduziu as idas aos supermercados. Junto a isso, parte da população teve queda do poder aquisitivo com o impacto econômico da pandemia. Dados da pesquisa do Organis do ano passado mostram que o preço considerado elevado é o principal motivo pelos quais as pessoas não consomem produtos orgânicos (43%).

As adaptações nas feiras se tornaram uma realidade em diversos municípios pelo Brasil. A livre circulação, com clientes colocando a mão nos produtos, não poderia acontecer neste momento. Em cidades com São Paulo e Rio de Janeiro, algumas feiras se tornaram algo similar a um drive-thru, em que as pessoas realizavam com antecedência a encomenda, os produtores deixavam separado e as pessoas passavam para buscar. 

Title of publication: BBC Brasil
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Author: Herval Peixoto
Other authors: Lucas Landau
Organization: BBC Brasil
:
Year: 2020
:
Country/ies: Brazil
Geographical coverage: Latin America and the Caribbean
Type: Blog article
Content language: Brazilian Portuguese
:

Share this page