Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Mulheres dos Cafés no Brasil

A ausência de mulheres nas mesas de abertura de simpósios, conferências e seminários sobre café ou nas diretorias das cooperativas e sindicatos rurais ou, ainda, representando o País no exterior pode levar a uma conclusão – precipitada e errônea – de que, no Brasil, as mulheres não desempenham um papel relevante nesse importante setor, o qual foi responsável pela industrialização do País no início do século XX.

Pequenos produtores produzem a maior parte do café consumido no mundo e, no Brasil, não é diferente. Nesse aspecto, a contribuição das mulheres ao longo da história tem sido fundamental, tanto na formação da lavoura, colheita, pós-colheita, quanto na pesquisa, gestão em cooperativas, barismo e outros setores desse sistema agroindustrial do Brasil, que é o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo.

Sim, as mulheres trabalham muito para manter essa posição do País no cenário mundial.

Uma rede multidisciplinar se formou, com mulheres artistas, cineastas, fotógrafas, pesquisadoras, agrônomas, cientistas sociais, economistas domésticas, biólogas, historiadoras, estatísticas, geógrafas, cientistas políticas, jornalistas. Uma rede que se emaranhou com mulheres da cafeicultura com muitas histórias e vitórias para contar.

:
Volumen: I
:
:
:
:
Editor: Embrapa
:
:
Edición: 2017
Autor: Cristina Arzabe
Otros autores: Josiane Cotrim Macieira, Raquel Santos Soares Menezes, Danielle Pereira Baliza, Tânia Fontenele Mourão
Organización: Embrapa Café
Otras organizaciones: Embrapa Informação Tecnológica
Año: 2017
ISBN: 978-85-7035-729-8
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Libro
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página