Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Às vencedoras, a bola!!!

Entre ajudar a mãe com os afazeres domésticos, que no imaginário da sociedade patriarcal é trabalho de menina, e estudar, havia o recreio na escola que funcionava num espaço improvisado ao lado de um campo de futebol.

Essa geração de meninas rurais que tiveram as suas jogadas impedidas pela falta de espaços para a prática de esportes, e significativamente pelo machismo que as inibiu de praticar o único esporte acessível no meio rural – o futebol – hoje, por alguns domingos no ano, reacendem os sonhos de estarem ali sendo protagonistas das jogadas, penalidades e comemorações através dos torneios de futebol.

 

Nesses espaços de confraternização masculina, onde o machismo e misoginia são a prática do dia, seja pelo linguajar praticado na beira do campo, onde todas já ouviram muito mais que uma vez na vida “tá caindo como uma mulherzinha”, “até minha mulher joga melhor que isso” ou pelos olhares masculinos de questionamento ao verem a presença feminina em torno de um campo de futebol, sem que essa esteja ali comercializando doces, salgados, dindin, entre outros. Sim, mulheres trabalhando nos improvisados campos de futebol da zona rural, não só pode, como é dado um título a essa: recatadas e do lar. Além de serem vistas como mulheres esforçadas, vivas, entre outros adjetivos. Cansadas, pela tripla jornada de trabalho? Não!!! Afinal, elas estão num espaço de diversão, e esse dinheiro extra é somente uma ajuda que compra roupas, material escolar, gêneros alimentícios diferenciados e ainda alguns utensílios domésticos, ou seja, tudo coisa de mulher.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Autor: Simone Santarém
:
Organización: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
Año: 2019
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Artículo de blog
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página