Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Projeto HORTMOBI

semeando autonomia

Baseado nos saberes e nas trocas de experiências e convivências dentro do contexto rural da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região foi apontada pelas Mulheres Organizadas Em Busca de Igualdade (MOBI) a demanda de produção de alimentos para consumo próprio. Além da própria demanda do grupo enquanto coletivo, as mulheres perceberam que a necessidade da produção de alimentos para consumo próprio era compartilhada por outras famílias.

O que se percebeu foi que muitas propriedades estavam produzindo apenas café, ou seja tinham o café como monocultura. Tal fato pode implicar em vários fatores, mas o aspecto percebido foi que o campo, contexto da produção de alimentos da agricultura familiar, não está mais produzindo seu próprio alimento como fazia. Mas sim, as pessoas estão comprando o alimento produzido no campo na cidade e em muitos casos, com uma grande quantidade de agrotóxicos.

A organização coletiva das mulheres fez com que ocupassem mais uma vez seu protagonismo na luta pela qualidade da produção e do consumo de alimentos sem agrotóxicos, como é o caso do Grupo MOBI que evidencia sua demanda e a compartilha à realidade de outras famílias cooperadas

:
:
:
:
:
:
Editor: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM )
:
:
:
Autor: Mariana Martins
:
Organización: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM )
Otras organizaciones: Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI)
Año: 2020
:
País(es): Brazil
Cobertura geográfica: América Latina y el Caribe
Tipo: Manual
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página