Plataforma de conocimientos sobre agricultura familiar

Impacto das mudanças climáticas na agricultura familiar das regiões Norte e Nordeste do Brasil

O setor agropecuário é um dos que sofrem os maiores impactos negativos resultantes das mudanças do clima. A principal conclusão das pesquisas é que as secas, a maior variabilidade da precipitação, a elevação das temperaturas médias e os extremos de calor, bem como as grandes concentrações atmosféricas de gás carbônico, já estão causando perdas de safras e redução da produtividade agrícola, as quais tendem a se intensificar em cenários futuros de mudanças climáticas. Tais prejuízos dificultam a superação de outros grandes desafios globais, em especial a pobreza e a desigualdade de renda, a insegurança alimentar e a fome. 

As perdas agrícolas reduzem a atividade econômica das regiões mais dependentes do setor primário, aumentando o desemprego. Por consequência, a menor produção de alimentos eleva os seus preços e os dos demais produtos da cadeia produtiva, prejudicando o consumo, a qualidade nutricional da dieta e a saúde da população. 

:
:
:
:
:
:
Editor: Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)/Universidade Federal de Viçosa (UFV)
:
:
:
Autor: Dênis Antônio da Cunha
Otros autores: Laís Rosa de Oliveira
Organización: Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Otras organizaciones: Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), Projeto Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados (AKSAAM), Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Año: 2023
ISBN: 978-85-60601-13-4
País(es): Brazil
:
Tipo: Libro
Idioma utilizado para los contenidos: Brazilian Portuguese
:

Compartir esta página