Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Jovens rurais são capacitados em ecogastronomia

A estudante Natália dos Santos, de 22 anos, mora na comunidade Água Branca, município de Manaus. Filha de agricultor familiar, ela tem um sonho: aprender sobre gastronomia. O pai, Nerivaldo dos Santos, de 46 anos, incentiva a filha, principalmente, por entender a importância do conhecimento no setor de alimentos. Natália, no entanto, é apenas uma das jovens rurais interessadas em saber mais sobre a arte da culinária. Ela e outros 49 alunos participaram da Oficina de Imersão de Ecogastronomia. Manaus foi o primeiro município a capacitar uma turma em ecogastronomia.

A oficina faz parte de um projeto que está em andamento em todo país. Em Manaus, foi realizado entre os dias 09 e 14 de julho. O objetivo é capacitar 500 jovens entre 15 e 29 anos das áreas rurais, em ecogastronomia, um movimento que defende o uso de ingredientes frescos e sem agrotóxicos ou conservantes químicos; e que incentiva a consciência ambiental, a responsabilidade social e a biodiversidade agrícola.

Durante as oficinas, em uma das palestras, a do Circuito das Sensações, os jovens aprendem a explorar os sentidos do corpo humano para tentar reconhecer frutos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Em outro momento, descobrem como praticar a chamada Cozinha raiz, a prática de preparar pratos com alimentos tipicamente regionais.

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Marília Fidélis
:
Organisation: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
Année: 2017
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez