Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Agroindústria familiar: aspectos a serem considerados na sua implantação

O processamento de produtos agropecuários para autoconsumo no âmbito das pequenas propriedades rurais é uma atividade tradicional, realizada pelos agricultores familiares. Certos processamentos podem ser feitos durante todo o ano, como é o caso da fabricação de queijo, enquanto outros ocorrem em épocas específicas, de acordo com a disponibilidade da matéria- -prima, como é o caso de doces e geleias, que são fabricados nos períodos de safra das frutas, e da farinha de mandioca e da rapadura, que são fabricadas na época da seca. Esses produtos garantem diversidade de alimentos para a família, durante todo o ano, e evitam o desperdício durante a safra.

O que sobra deles, o agricultor costuma vender em feiras ou diretamente para outras famílias. O processamento de produtos agropecuários dentro das pequenas propriedades rurais é chamado de agroindústria familiar. A agroindústria familiar possui, então, uma infraestrutura com função específica de beneficiamento e/ou processamento de produtos agropecuários de origem vegetal e/ou animal, oriundos de propriedade familiar.

Em uma agroindústria familiar, a força de trabalho é prioritariamente a familiar, e a escala de produção dessa atividade tem sincronia entre a capacidade de produção da matéria-prima e a capacidade de processamento. Essa sincronia está diretamente relacionada com a capacidade e a disponibilidade da força de trabalho familiar para desempenhar essas atividades.

:
:
:
:
:
:
Éditeur: Embrapa, Brasília
:
:
:
Auteur: Renata Torrezan
Autres autheurs: Sônia Maria Ferreira Cascelli, Janaína Deane de Abreu Sá Diniz
Organisation: Embrapa Agroindústria de Alimentos
:
Année: 2017
ISBN: 978-85-7035-668-0
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Ouvrage
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez