Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Propostas para um Brasil Mais Cooperativo

Contribuições do cooperativismo à Presidência da República 2019-2022

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgou suas Propostas para um Brasil Mais Cooperativo. O documento contém as contribuições do cooperativismo para a Presidência da República. O material possui cinco eixos temáticos e 23 propostas que reconheçam o cooperativismo como uma ferramenta de transformação socioeconômica, por meio da geração de trabalho, emprego e renda. 

O cooperativismo é um modelo econômico sustentável e socialmente responsável, capaz de proporcionar inclusão produtiva, geração de renda, acesso a mercados e desenvolvimento regional. Atualmente, cerca de 25% da população brasileira está inserida no contexto de uma cooperativa, seja como cooperado, ou como integrante do quadro de funcionários.

No Brasil, a Lei Complementar nº 130/2009, instituiu o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, a Lei nº 12.690/2012, regulamenta as cooperativas de trabalho e a Lei Complementar nº 161/2018, reconhece o papel do cooperativismo financeiro para o desenvolvimento regional do país, ao permitir que as cooperativas de crédito realizem a captação de recursos de prefeituras e outros entes públicos municipais.

:
:
:
:
:
:
Éditeur: OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras
:
:
:
:
:
Organisation: Sistema OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras
:
Année: 2018
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Ouvrage
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez