Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Por meio da poesia, cafeicultora valoriza a agricultura e o trabalho da mulher rural

A experiência da produtora de café e rosas orgânicas de Poço Fundo é uma das histórias compartilhadas pela campanha nacional "Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos"

“A vida é uma semente, que precisa ser plantada. Nas mãos do agricultor, ela será germinada”. Este é um dos versos escritos pela agricultora orgânica Maria Regina Mendes Nogueira, 47 anos, de Poço Fundo, Minas Gerais. No campo e na poesia, a produtora de café expressa sua visão sobre a importância da agricultura e do trabalho da mulher que vive no meio rural.

Mais conhecida como Regina, ela é uma das integrantes do Grupo Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI), um coletivo da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) que atua em prol do protagonismo e visibilidade do trabalho da mulher na agricultura.

O grupo também articula ações para garantir o direito de participação das mulheres nos processos de tomada de decisões da Cooperativa. Ao começar a participar do Grupo MOBI, Regina logo foi convidada para ser coordenadora. O apoio, a confiança e o processo coletivo de tomada de decisões do grupo fizeram toda a diferença para que Regina dissesse sim ao desafio.

Title of publication: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Mariana Martins
Autres autheurs: Maria Regina Mendes Nogueira
Organisation: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM)
:
Année: 2019
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez