Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar
Caderno conceitual do PEAAF
O PEAAF é um Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - DEA/SAIC/MMA, destinado ao público envolvido com a agricultura familiar, quer sejam agricultores e agricultoras propriamente ditos ou agentes que trabalham diretamente com este segmento da população. O Programa visa o desenvolvimento de ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.
No tocante ao desenvolvimento rural, a adoção de modelos de produção ambientalmente insustentáveis e socialmente injustos tem levado à exaustão dos recursos naturais disponíveis e à inviabilização da permanência das famílias no campo. Torna-se necessário, então, equacionar a proteção do meio ambiente, suas múltiplas formas de uso e a garantia de condições dignas de vida no meio rural.
A produção em bases agroecológicas é orientadora das transformações almejadas. E para que essa transição se torne realidade, é imprescindível o trabalho articulado entre os órgãos e entidades da Administração Pública e as organizações da sociedade civil para o fomento de processos educativos continuados e permanentes que estimulem “o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social”, tal como preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
A partir da apresentação de um conjunto de temas, estratégias pedagógicas e da proposta de Educação a Distância do PEAAF, o presente Caderno objetiva fundamentar conceitual e metodologicamente o desenvolvimento do Programa nos estados, territórios e municípios do Brasil, facilitando o trabalho coletivo dos diversos parceiros envolvidos nessa construção. Em todos os níveis, é buscada a articulação com os movimentos sociais do campo, organizações da sociedade civil e ações governamentais locais existentes e com potencial sinergia ao PEAAF. É dessa forma que esperamos contribuir para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, buscando a sustentabilidade da agricultura familiar