Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Menos de 1% das propriedades agrícolas detém quase metade da área rural no país

Quase metade da área rural brasileira pertence a 1% das propriedades do país, de acordo com o estudo inédito Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdades no Brasil rural divulgado hoje (1º) pela organização não governamental (ONG) britânica Oxfam. Os estabelecimentos rurais a partir de mil hectares (0,91%) concentram 45% de toda a área de produção agrícola, de gado e plantação florestal.

Por outro lado, estabelecimentos com menos de 10 hectares representam cerca de 47% do total das propriedades do país, mas ocupam menos de 2,3% da área rural total. Esses pequenos produtores produzem mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, já que as grandes monoculturas exportam a maior parte da produção.

A mesma realidade ocorre na América Latina, em que 1% concentra 51,19% de toda a superfície agrícola da região. O dado está no relatório Terra, Poder e Desigualdade na América Latina, também divulgado hoje, que analisa o cenário de concentração das propriedades rurais em 15 países da região com base nos censos agropecuários locais.

Title of publication: EBC Agencia Brasil
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Flávia Villela
:
Organisation: Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
:
Année: 2016
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez