Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

Educação e Sucessão Rural - mundo do tabaco

Entrevista com Adair Pozzebon, Secretário Executivo da Associação Gaucha Pro Escola Famílias Agrícolas, sobre Sucessão nas propriedades rurais.

A sucessão na agricultura familiar está em risco, como  está em risco o modelo de agricultura que temos. Os jovens não querem continuar no campo, resultado do projeto de modernização da agricultura, que visa a urbanização.

O campo está ligado ao atraso e, a cidade, à inovação - isso se tornou uma referência para a juventude. As escolas adotaram o modelo de modernização focado no mercado de trabalho.

As escolas no meio rural não têm curriculo para que o jovem permaneça no campo. O sistema de associativismo e cooperativismo pode ajudar o jovem a se fortalecer nas atividades rurais e os mercados institucionais (Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE)  garantem a compra e preços acima do valor de mercado - garantindo ao jovem a colocação de sua produção.

A pedagogia da alternância, das Escolas Famílias Agrícolas, valoriza o saber tradicional, busca opções voltadas para a cultura do tabaco, para transformar a realidade da monocultura do fumo. A monocultura é um suicídio, tem que diversificar.

:
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Leandro Porto
:
Organisation: Aliança de Controle do Tabagismo (ACT)
:
Année: 2013
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Audio
Texte intégral disponible à l'adresse: http://actbr.org.br/uploads/conteudo/824_MundoTabacoJT3.mp3
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez