Plateforme de connaissances sur l'agriculture familiale

“Alimentos bons, limpos e justos” cria Fortaleza no território dos Kalunga

O coco indaiá e o gergelim (foto), produzidos por quilombolas Kalungas, no estado de Goiás, serão catalogados no projeto “Alimentos bons, limpos e justos”. Nos dias 27 e 28 de maio, uma equipe do projeto, com representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Universidade de Brasília (UnB) e do movimento Slow Food, visitou a região para criar a Fortaleza. O projeto trabalha para a ampliação e qualificação da participação da agricultura familiar brasileira no movimento Slow Food. 

As Fortalezas começaram a ser implantadas na década de 90. Foram criadas para preservar um produto tradicional ou uma técnica de produção com risco de ser extinta, como no caso de pesca, produção animal, processamento ou cultivo. O referido projeto busca conservar também paisagens rurais ou ecossistemas em risco de extinção, com ações de sustentabilidade ambiental (limpo) e socioeconômica (justo), garantindo viabilidade futura para os produtos tradicionais.

Em cada local onde é criada uma Fortaleza, há atividades com as comunidades locais: visitas técnicas para diagnóstico dos gargalos; reuniões institucionais com atores locais; definição e adoção de um protocolo de produção e capacitação ou intercâmbio para o aperfeiçoamento dos processos desenvolvidos pelas Fortalezas. Também haverá intercâmbio com outras Fortalezas. Qualquer pessoa pode participar e associar–se ao movimento Slow Food (leia aqui para saber mais). 

 

Title of publication: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
:
:
:
:
:
:
:
:
:
Auteur: Marília Fidélis
:
Organisation: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD)
Autres organisations: Universidade de Brasília (UnB), Movimento Slow Food
Année: 2017
:
Pays: Brazil
Couverture géographique: Amérique latine et les Caraïbes
Type: Article de blog
Langue: Brazilian Portuguese
:

Partagez