Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS)

Sistema Agrícola Tradicional na Serra do Espinhaço Meridional, Brasil

SIPAM desde 2020

Na Serra do Espinhaço Meridional, estado de Minas Gerais, um complexo sistema agrícola foi desenvolvido como resultado da co-evolução entre comunidades tradicionais, conhecidas como Apanhadores(as) de Flores Sempre-Vivas, e as condições do seu ambiente natural. Esse sistema está enraizado em terras montanhosas, cuja altitude varia de 600 a 1400 m, oferecendo um mosaico de paisagens e ecossistemas.

As comunidades locais, com base em seu profundo conhecimento acerca dos ciclos naturais, dos processos ecossistêmicos e do manejo da flora nativa, desenvolveram um sistema agrícola único e uma forte identidade cultural, alcançando, dessa forma, a harmonia entre o uso dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade

Para garantir a qualidade de vida, os agricultores praticam diversas atividades agrícolas adaptadas aos diferentes tipos de solo e às características geográficas e climáticas da região. Eles realizam o manejo de sistemas agroflorestais e quintais produtivos próximos a suas residências; o cultivo de um grande número de espécies em áreas de vegetação nativa; a criação extensiva de gado em áreas de pastagem nativa de uso comum; e a coleta e o manejo de flores sempre-vivas para produção e comercialização de peças artesanais.

Atualmente, as flores sempre-vivas e todo o sistema agrícola associado fazem parte da identidade local, contribuindo, dessa forma, para a conservação da paisagem e para a segurança alimentar e os meios de subsistência das comunidades.

Vídeo

Notícias

Sistema agrícola tradicional brasileiro é incluído na lista de patrimônio agrícola mundial

O Sistema de Agricultura Tradicional da Serra do Espinhaço, também conhecido como “Apanhadores de Flores Sempre-vivas”, localizado nas montanhas da Serra do Espinhaço de Minas Gerais, Brasil, recebeu o reconhecido de Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM), concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esse é o primeiro sistema agrícola tradicional brasileiro reconhecido como Sítio SIPAM.

Álbum Flickr

BRAZIL- Traditional Agricultural System in the Southern Espinhaço Range